Tadeu Schmidt está sendo duramente criticado nas redes sociais por seu discurso no 'BBB 24 ' deste domingo (15). No programa que marcou a eliminação de Alane, o apresentador fez seu tradicional discurso antes de anunciar quem iria sair do programa. Ele falou sobre todos os brothers que estavam na berlinda. Porém, os termos usados para se referir a Matteus foram considerados 'racistas'. Entenda a polêmica.
Antes de anunciar quem seria eliminado do 'BBB 24', Tadeu Schmidt anunciou que Matteus tinha escapado do Paredão e virou oficialmente um finalista do reality ao lado de Davi. "O cérebro do Matteus é incapaz de fazer uma maldade, grosseria. Essa combinação da genética, mais a criação que ele recebeu, produziu um rapaz que é a imagem da pureza, gentileza, educação, humildade", disse. O discurso, porém, não repercutiu bem nas redes sociais.
Os termos 'genética' e 'pureza' foram acusados de serem eugenistas. A eugenia é a teoria que defende que existem raças superiores com base em suas características genéticas, sendo que os seres humanos com essas características devem prevalecer na seleção humana. A eugenia está fortemente relacionada ao racismo e era um dos princípios do movimento nazista, colocando o homem branco como superior a outras raças.
A combinação dos termos 'genética' e 'pureza' tem forte relação com o eugenismo, que defende justamente a 'pureza' das raças que possuem certas características genéticas. Por isso, o discurso de Tadeu Schmidt foi considerado problemático, principalmente porque se referia a um homem branco.
A fala de Tadeu Schmidt virou uma grande polêmica na web. Alguns internautas tentam defendem o apresentador, dizendo que a questão da 'genética' foi uma menção à família de Matteus, que sempre apareceu na web mostrando sua humildade e gentileza. Porém, a maior parte da web condenou o discurso de Tadeu.
Muitos internautas ficaram indignados que a produção do reality e o próprio apresentador deixaram essa fala passar batido pois, mesmo se a intenção tiver sido outra, é um discurso extremamente perigoso e com fundo racista. Veja algumas reações da web: