Foi em 1994 que a MAC, uma das marcas de maquiagem mais populares do mundo, lançou o batom Viva Glam com venda revertida para pessoas que convivem com a AIDS. Na época, a ação foi feita em parceria com RuPaul, a drag queen mais famosa do mundo (quem já viu o reality show "RuPaul's Drag Race?"). A data não foi por acaso, já que junho, época perfeita para usarmos looks coloridos, é o mês em que é celebrado o Orgulho LGBTQ, comunidade que ainda é a maior vítima do HIV.
Este ano a inciativa, que começa neste dia 13 de junho, comemora vinte e cinco anos com um relançamento cor Viva Glam I (um vermelho bem aberto), a mesma da primeira campanha, e embalagem especiais. Junto com esta versão, mais duas cores estão sendo lançadas, o Viva Glam II (um nude rosado de acabamento acetinado) e o Viva Glam III (um tom de ameixa). Os três estão à venda no site da marca e todo o valor da venda é revertido para a ajuda aos portadores do HIV. A estrela da campanha é Winnie Harlow, top model britânica e porta-voz do público com vitiligo. O glitter – uma das tendências de maquiagem nas passarelas internacionais nesta temporada – aparece na embalagem.
Winnie, que arrasou no tapete vermelho do CFDA Awards usando plumas, é apenas mais um dos rostos famosos que já passaram pela campanha que costuma trazer para a linha de frente do combate à AIDS os rostos mais glamourosos do momento. Em 2018, a cantora australiana Sia foi o rosto da campanha, que já teve o cantor Elton John (o muso participou da ação ao lado das cantoras Mary J. Blidge e Shirley Manson), a cantora Fergie , a atriz e fashionista Chloé Sevigny e a dançarina burlesca Dita Von Teese como representantes, só para citar alguns nomes.
Se tivermos de sugerir uma cor para esta temporada, o vermelho seria, sem dúvida, a escolha mais certeira. A cor, que anda tingindo também os looks desta temporada, está novamente em alta na versão matte e é capaz de transformar um visual basiquinho em glamouroso no ato! O batom vermelho é um ótimo recurso, por exemplo, para aqueles dias em que estamos cansadas (alô, olheiras!) e queremos desviar o foco da make para outro lugar que não os olhos. Além disso, o vermelho matte é atemporal e à prova de erros, garantindo um look elegante para mulheres (e quem mais quiser usar!) de todos os estilos e tons de pele.
(por Deborah Couto)