Nos últimos dias, uma notícia um tanto chocante pegou muita gente de surpresa indicando que dois astronautas, identificados como Barry Wilmore e Sunita Williams, estariam 'perdidos no espaço' após problemas na espaçonave Starliner, da Boeing, que decolou em parceria com a Nasa.
Os problemas com a Starliner começaram ainda antes do seu lançamento. Com o projeto atrasado em um ano, a nave espacial chegou a apresentar falhas no sistema de controle de reação e vazamentos de hélio, que, segundo um porta-voz da Boeing, empresa responsável pelo voo, tinham sido resolvidos antecipadamente.
"Quatro dos cinco propulsores que não estavam funcionando já estão operando normalmente. Isso significa que apenas um dos 27 propulsores está offline, o que não interfere na missão de retorno", disse ao The Guardian.
Segundo o mesmo jornal internacional, a expectativa inicial era de passar apenas 8 dias no espaço, mas a espaçonave enfrentou problemas e, com isso, os astronautas estão há um mês na Estação Espacial Internacional (EEI) sem poder voltar para a Terra, enquanto engenheiros tentam solucionar o problema.
"A tripulação não tem pressa para deixar a estação, uma vez que há muitos suprimentos em órbita e a programação da estação está relativamente aberta até meados de agosto", informou uma fonte da Boeing ao The Guardian.
Embora as notícias alarmantes da imprensa internacional indiquem uma suposta 'prisão' dos astronautas no espaço, a Nasa emitiu um comunicado negando tais fatos e garantindo que uma equipe já planeja a volta dos astronautas nos próximos dias, em uma operação espacial.
De acordo com informações dadas na coletiva de imprensa, a espaçonave precisa de apenas 7 horas de combustível para voltar à Terra, e atualmente teria hélio para 80 horas de voo. "Não estamos presos na EEI", afirmou o gerente do programa Starliner, Mark Nappi.
O nome de Sunita Williams é um grande conhecido para os amantes de naves espaciais e operações da Nasa. Nascida em 19 de setembro de 1965, em Ohio, nos Estados Unidos, ela atualmente tem 59 anos e tem uma carreira exemplar com mais de 322 dias no espaço.
Considerada uma das astronautas mais experientes da Nasa, Sunita já realizou vários experimentos e viagens espaciais, tendo um currículo exemplar. A astronauta é formada em Ciências Físicas pela Academia Naval dos EUA, em 1987, e Mestre em Ciências em Gerenciamento de Engenharia pelo Instituto de Tecnologia da Flórida, em 1995.
Dona de uma trajetória incrível, ela já recebeu vários prêmios pelo seu talento e trabalho junto à Nasa, sendo eles o Padma Bhushan, o Doutorado Honorário da Universidade Tecnológica de Gujarat e o Prêmio Sardar Vallabhbhai Patel Vishwa Pratibha.
Como se não bastasse a carreira premiada no Espaço, a esposa de Michael J. Williams, um delegado federal no Texas, também é maratonista e participou da Maratona de Boston em dois anos seguidos. Sunita Williams também é condecorada em três países diferentes, sendo eles a Rússia, Índia e Eslovênia.