O ano de 2014 foi catártico para Aretha Marcos. A cantora, filha dos cantores Antônio Marcos e Vanusa, que se tornou famosa ainda criança, resolveu rever os seus valores e se dedicar à espiritualidade. À procura de autoconhecimento, ela - que dos seis aos 11 anos era considerada uma estrela mirm e fez cerca de 15 especiais de TV -, se internou no retiro Parvati, em São Lourenço, no interior de Minas Gerais, onde jejuou por 21 dias. E dentre eles, sete foram sem tomar uma gota de água.
"Fui em busca de mim. O preceito do retiro é se 'alimentar' de luz, prana, energia cósmica... É uma limpeza da alma e do corpo. No começo foi bem difícil, mas nunca pensei em desistir. Sequei e nem percebi", conta a cantora, que passava os dias meditandos e fazendo exercícios introspectivos.
Com o tratamento espiritual, Aretha chegou a perder 16 quilos. Hoje recuperou 10, mas pesa apenas 55 quilos.
"Não procurei a fama, ela veio ao meu encontro. Daí chegou uma hora em que as coisas não aconteciam, as portas não se abriam... Resolvi, então, encontrar caminhos que me trouxessem respostas. Encontrei na espiritualidade a minha paz", afirma Aretha ao Purepeople.
Mudança de vida
O processo de mudança de Aretha começou quando ela resolveu resgatar a obra do pai, com o "Tributo Amor Maior Antonio Marcos", que produziu juntamente com a Musicoteca. A coletânia de 17 regrações se transformou em um show que excursionou pelo país.
Ao tomar contato mais profundamente com o trabalho do cantor, - que morreu em 5 de abril de 1992, vítima de insuficiência hepática em consequência do alcoolismo -, ela se deparou com a sua própria história de vida.
"Foi uma delícia poder rever as coisas que ele fez, mas também foi bem punk! No retiro descobri que sofria de uma baixa autoestima e isso tem muito a ver com a forma como fui criada", conta.
E no meio do processo de autoconhecimento, Aretha resolveu se afastar de vez da mãe, Vanusa.
"Saí de casa aos 14 anos e não temos uma relação de mãe e filha. Mas respeito Vanusa como pessoa e profissional. O que acontece é que desisti de mendigar amor. Acho que isso tem que ser uma via de duas mãos. Há um tempo decidi procurar a minha família, resgatar algumas coisas, mas isso não pode partir só de mim. Há um tempo não nos falamos e é melhor mesmo que seja assim. Tem coisas que não são pra ser...", desabafa a cantora, que é irmã por parte de mãe do cantor Rafael Vanucci e por parte do pai da atriz Paloma Duarte , da relação de Antônio Marcos com a atriz Débora Duarte.
Sem ter um contato mais íntimo com a família, Aretha conta com o apoio dos filhos Mel, de 16 anos e Uriel, de 5, e amigos. "Sou muito mais feliz e me sinto amada!", garante.
Mediunidade
E foi por incentivo do ex-marido e grande amigo, Alexandre Cumino, dono do jornal Umbanda Sagrada, que Aretha começou a fazer mudanças em sua vida. Foi ele quem sugeriu que ela desenvolvesse a mediunidade descoberta ainda na infância. Nos anos 80, ela foi apresentada pelo padrasto Augusto César Vanucci, responsável por sua estreia nos especiais infantis exibidos pela TV Globo, ao médium Chico Xavier.
"Ele detectou que eu era médium, mas eu tinha muito medo disso. Na adolescência, cheguei a me deslumbrar com isso e usei certas intuições para me sobressair entre amigos. Foi um erro!", relembra.
Dom
Dos seis aos 11 anos, Aretha estrelou cerca de 15 especiais de TV. Dentre eles, sucessos como "Vinícius Para Criança - Arca de Noé" (1980), "Pirlimpimpim" (1982), "Pluct plact zuuum" (1983), "Pluct plact zuuum II" (1984), onde fez duo com a mãe Vanusa na faixa "Além das alianças".
Depois que deixou a emissora, ela apresentou o programa "ZYB Bom", exibido pela TV Bandeirantes entre 1987 e 1989. Depois passou a se dedicar à carreira ao teatro e a carreira de modelo comercial. A carreira de cantora, no entanto, nunca foi deixada de lado.
Em 2006, ela revisitou pela primeira vez o repertório do pai em Aretha Marcos ao vivo – Homenagem aos 60 anos de Antônio Marcos. Em 2010, se apresentava como crooner em um bar de São Paulo quando surgiu a oportunidade para participar do programa "Planeta Xuxa", onde interpretou a canção de autoria de seu pai, "Como Vai Você". Na época, ela foi contratada pela Xuxa Produções e pela empresária Marlene Mattos e gravou um CD.
Atualmente, Aretha está à procura de novos caminhos profissionais. Ela tem escrito poesias em seu blog na internet e se prepara para escrever o primeiro livro, ainda sem título. Mas garante que não deixará os palcos nunca.
"Tem uma frase de Paulo Coelho que eu adoro: Os dons que você recebe e não coloca em prática se tornam maldição. Não estou com um projeto de trabalho relevante, mas o meu dom é visceral! A minha cura não acontece se eu parar de cantar", acredita a atriz.
(Por Renata Mendonça)