Leticia Isnard está curtindo intensamente a reta final de sua gravidez. Aos 40 anos, a atriz - que foi dispensada da novela "Império" por causa da gestação de Teresa - já está na 35ª semana e aguarda ansiosa a chegada da primeira filha com o ator Isaac Bernat. E para que o tempo passe mais rápido, a artista, que está longe da TV desde o fim da novela "Sangue Bom", decidiu escrever um livro: "A história da pança", uma análise da gravidez sob a visão das crianças.
"Eles olham a barriga da gente e não entendem como pode ter uma pessoa dentro dessa bolota, que mais parece uma melancia. A gravidez é realmente algo muito intrigante", conclui a atriz, que pretende dar à luz Teresa através de um parto humanizado. "E uma anestesia a postos, por favor! Quero sentir as contrações, sentir a respiração, ter a minha filha no momento certo, tudo lindo... Mas sem ficar urrando de dor!", afirma.
Triste por perder papel na novela, mas feliz com a gravidez
Leticia tem se dedicado integralmente à maternidade. Para substituí-la no papel da secretária puxa-saco Helena, a produção da novela das nove convidou Julia Fajardo, filha de José Mayer, que vive o homossexual Claudio. A futura mãe de Teresa, não só aprovou a escolha como se diz 'viciadinha' na trama.
"Fiquei bem triste por ter saído da novela, mas entendi a atitude de Aguinaldo (Silva). Deve ser bem delicado ter que se desfazer de uma grávida no meio de uma trama... Mas assisto 'Império' e só não dá para ver sempre, pois à noite faço um curso para gestantes com uma doula", explica Leticia, que não tem contrato com a TV Globo.
Mãe madura e dedicação à gestação
Por causa da gravidez, Leticia também decidiu parar de fazer a peça "Tarja Preta", na qual interpretava uma mulher viciada em remédios proibidos. "Achamos que ia ser meio baixo astral fazer a personagem nesse período. Então decidimos retomar o trabalho no meio do ano que vem", conta.
A gravidez tardia, no entanto, não é um problema para Leticia. Bem resolvida, ela incentiva as mulheres mais velhas a realizar o sonho da maternidade e dá como exemplo o fato de Carolina Ferraz ter engravidado pela segunda vez aos 46 anos. "Ela está linda e plena! Um criança muda tudo e renova a vida. Ter filho com mais idade é muito melhor, pois vem de uma geração que já passou por muita psicanálise e terá muito menos angústias para passar para o bebê", acredita.
Mudança de vida e hábitos alimentares
Leticia aproveitou o momento para fazer uma reeducação alimentar. Ela passou a comer de três em três horas, incluiu peixe na dieta três vezes na semana (segundo ela para ter uma 'carga extra' de ômega 3) e a beber suco verde diariamente. Além disso, se exercita regularmente e faz aulas de ioga. Como resultado, engordou apenas 8 quilos.
A atriz pretende se manter saudável para poder amamentar - a exemplo de Ana Hickmann que chegou a estocar leite para Alexandre Jr - até que posa introduzir as papinhas na alimentação da sua bebê. Para isso, procura massagear e tomar sol nos seios sempre que pode. "Até tento bronzear o mamilo para fortalecer a pele, mas onde posso fazer isso no Rio de Janeiro? Como é proibido fazer topless, já pensei em andar com um atestado médico para poder ter o direito de tirar o biquíni na praia. Mas, como não posso, fico atrás de um feixe de luz na área de serviço do meu apartamento", diverte-se.
Um livro enquanto espera a chegada de Teresa
Após passarem os três primeiros meses e, consequentemente, a fase dos enjoos, a atriz conseguiu curtir ainda mais a sua gestação. Em 2012, pouco antes de dar vida a Ivana, na novela "Avenida Brasil" (primeira obra da TV Globo a ser traduzida para dialeto árabe), Leticia perdeu um bebê e sofreu um choque anafilático após receber uma injeção com dipirona. "Fiquei cinco dias no CTI e foi bem traumático. Mas não trouxe essa experiência para esta gravidez. Nunca tive medo de nada e não tenho dúvidas de que Teresa virá ao mundo cheia de saúde."
E Leticia já está preparada para a chegada da primeira filha a qualquer momento... Até durante as festas de final de ano! "Já estou conversando com ela para que só nasça quando o pai estiver por perto. Ele está viajando com a peça 'Incêndios' e só volta ao Rio no dia 20 de dezembro. Quero que ela venha antes do Natal para que a gente possa ter uma ceia todos juntos. Mas já estou ao Rambo preparada para a guerra... Se quiser, ela já pode chegar!", afirma Leticia.
(Por Renata Mendonça)