As diferenças entre o poderoso José Alfredo da novela "Império" e Alexandre Nero são muitas. Sucesso na trama, o ator conta em entrevista à revista "Santa Inês" que o jeito de durão e arredio do personagem do folhetim das nove da Globo não tem nada a ver com ele, que já se definiu urbano e vaidoso, ao contrário do Comendador. À publicação, Nero diz ser uma pessoa "doce" e de "coração mole".
"Acho que essa coisa da 'casca-grossa' eu quis levar, sim, para o personagem... Quem não me conhece acha que eu não dou muita bola ou que não falo muito. Concordo que fico muito na minha, mas, depois que conheço, sou mais falastrão e fanfarrão. Então, essa imagem de durão ou grosseiro, que eu talvez passe, é só aparência... Na verdade, sou uma pessoa muito doce!", declarou o ator.
Até as pessoas mais próximas concordam que Alexandre, na verdade, é um cordeiro. O ator, inclusive, acredita ter essa característica em comum com o personagem: "Meus amigos e quem convive comigo sabem... Eu tenho um coração mole. Esse é um dos quesitos que me torna mais parecido com o Comendador".
Convidado por Aguinaldo Silva para o seu primeiro papel de protagonista em "Império", Nero revela que é dono de humor ácido, algo em comum com o novelista. "Eu acho que tem a ver comigo e com o Aguinaldo, principalmente, porque não adianta eu ter e o personagem não. Então, o Aguinaldo é um cara extremamente ácido... Ele é muito humorado e bastante engraçado no que faz, porém o público tem que entender bem a piada dele, para que não pareça agressiva", defendeu.
Entregue ao papel, Alexandre, de 44 anos, explicou a personalidade controversa do personagem, que já matou em busca do seu império. "Eu não gosto da palavra bonzinho. A palavra bom é bem diferente de bonzinho. Para você combater o mal, você tem que ser bom. E bom é forte, é porrada, entendeu? Porque para passar a perna no mal, você precisa ser bom. O Zé Alfredo é bom, mas não é bonzinho. Ele tem seus problemas, seus defeitos. Ele não toma tapa na cara e vai chorar com a mãe. Ele toma tapa na cara e dá outro", explicou.