O mundo da moda é hostil com quem não se enquadra nos padrões de beleza convencionais. Mas algumas meninas estão correndo atrás de seus sonhos e derrubando essas barreiras. Depois de Winnie Harlow, jovem com vitiligo que está bombando nas passarelas, ser descoberta em 2014, recentemente foi a vez de Madeline Stuart passar por cima do preconceito e conquistar seu sonho de ser uma top model.
A adolescente de 18 anos é portadora de Síndrome de Down e, após perder 20 kg, quer se tornar um símbolo do combate ao preconceito. Em julho deste ano, a jovem australiana assinou seu primeiro contrato como modelo com a marca americana de roupas esportivas Manifesta. Além disso, a família de Madeline diz que já chegaram outras sete propostas de trabalho para ela.
A Manifesta é conhecida por lutar pelo fim do preconceito e dos estereótipos que cercam o corpo feminino. "Assim como Madeline está empenhada em expandir ideias e ser um exemplo para outras pessoas, nossa marca está determinada a mostrar que o vestuário e a indústria da moda não tem que ser excludentes, que uma marca pode funcionar para mulheres de vários tamanhos", diz parte de um texto publicado no site oficial da marca.
Além do contrato de modelo, Madeline também ganhou fama nas redes sociais: a jovem já tem mais de 380 mil seguidores no Facebook, mais de 50 mil no Instagram e lançou um site próprio para manter seus fãs informados. Ao jornal "Daily Mail", a mãe de Madeline afirmou que sempre soube que sua filha faria sucesso. "Eu não estou surpresa, acho que o mundo estava esperando por Madeline. É questão de tempo para as pessoas perceberem que o portador de Síndrome de Down pode ser sexy e bonito, e isso deve ser comemorado", disse ela, orgulhosa.
Mundo da moda se abre e revela modelos com histórias de superação
Assim como Madeline, outras modelos também precisaram passar por superações no mundo da moda. A história de Elizaveta Bulokhova teve um final feliz, depois que a jovem canadense precisou tirar sua mandíbula por causa de um câncer no osso enquanto estava grávida. A cirurgia foi bem sucedida ela e voltou a modelar recentemente, tirando fotos com o filho Valentin.
Já o Projeto WomanKIND busca a valorização da beleza natural e a aceitação do próprio corpo. A web série australiana conta as histórias das modelos Jessica Vander Leahy, Olivia Langdon, Sophie Sheppard, Stefania Ferrario e Margaret Macpherson, que tentam aceitar e amar suas curvas, suas imperfeições e - por que não? - suas gordurinhas a mais.
(Por Mariana Mastrangelo)