A capital paulista está recebendo a nova edição da São Paulo Fashion Week. Entre os dias 16 e 20 de novembro, no Shopping Iguatemi, o principal evento do calendário da moda nacional desfilará as tendências para a próxima estação outono/inverno 2023. Para os fashionistas e profissionais das passarelas é impossível falar da SPFW e não se lembrar do furacão Gisele Bündchen.
Para o fotógrafo das celebridades João Passos, a modelo brasileira é uma das principais profissionais que o segmento da moda apresentou nos últimos anos. Sua admiração pela gaúcha é confirmada, inclusive, pelo destaque dado em seu livro "15 anos de Tapete Vermelho". Além de imagens internas, a obra apresenta a foto de capa com a empresária.
"Quando fotografei minha primeira SPFW, a Gisele também estava começando no mercado. Era 1999, ano em que ela ganhou prêmio como modelo revelação pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e tive o prazer de fotografá-la no Theatro Municipal de São Paulo. Logo, passei a fotografar como colaborador da revista Caras e muitas outras oportunidades vieram, como desfiles, campanhas publicitárias, entre outros momentos fotografados", lembra.
Com 25 anos de profissão, o especialista em fotografia soma 15 anos de trabalho realizado exclusivamente com a modelo. Segundo João Passos, teve eventos que os cliques atingiram cerca de 100 fotos; em desfiles, uma média de 300 imagens, além de outras ocasiões que somados ultrapassam mais de 15 mil fotografias dela.
"Tenho muitas histórias e boas lembranças com ela. Além de São Paulo tive o prazer de registrar imagens dela em Milão, em Nova York, entre outros lugares. Muitas histórias bacanas com ela", relembra.
"Certa vez, no Hotel Emiliano, na Oscar Freire, onde ela costumava ficar, acompanhei a repórter para fazer as fotos. Tínhamos apenas 7 minutos para realizar, toda a pauta, entre fotos e entrevista. Ao acabar, pedi mais 3 minutos para uma fotografia especial e, ela, simpaticamente, me concedeu mais 2 minutos. Perguntei à Gisele se ela não iria passar um batonzinho e arrumar o cabelo para a foto e, ela perguntou para a irmã se estava feia. Logo, eu disse a ela, 'Você feia? claro que não. É a mais linda do momento'. Situações como essa faziam a descontração do momento", frisa.
Na história da moda nacional, Gisele Bündchen é a modelo mais importante das passarelas. "Avalio o sucesso dela, como um dom que somente ela possui. Me recordo dela, na passarela e realizando um super trabalho, marcado pelos aplausos. Possui um jeito simples, porém, delicado. Penso que um talento único que serve como inspiração para o público. Ela em qualquer lugar que esteja será o sol que abrilhanta às passarelas", declara.