O ex-participante de reality show José Lucas Dias Barreto, de 34 anos, teve a prisão preventiva decretada nesta segunda-feira (23). Ele é acusado de espancar o próprio filho, de apenas 5 anos. O crime teria acontecido em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no último dia 11.
O ex-modelo participou da única temporada com anônimos do reality show "A Fazenda", intitulado "Fazenda de Verão". O programa foi apresentado por Rodrigo Faro e consagrou Angelis Borges como a campeã.
Segundo denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), foi José Lucas quem levou o menino a um hospital da região. A criança apresentava sinais de agressão e, após exames, foi diagnosticada com uma fratura no ombro. Ele precisou passar por uma cirurgia.
"A documentação médico-hospitalar juntada aos autos indica que a vítima apresentava lesões equimóticas em região frontal, escoriação em narina esquerda e maceração de mucosa labial inferior", detalha o laudo médico do MPRJ, divulgado pelo RJTV, telejornal da TV Globo.
De acordo com informações do site São Gonçalo RJ, o caso foi registrado inicialmente como lesão corporal, mas o delegado irá incluir tortura. A equipe de enfermeiros do hospital relatou "um perfil agressivo e desconexo" de José Lucas. Segundo os profissionais, ele ainda teria ameaçado o filho, dizendo frases como "Você vai me pagar" e imitando, com as mãos, um gesto semelhante ao ato de degolar.
Ainda segundo os enfermeiros, José deu tapas na cabeça do filho antes de a criança seguir para a sala de cirurgia. O ex-peão ainda teria assustado as famílias presentes na unidade de saúde ao falar sozinho, disparar xingamentos e palavras aleatórias e ainda deitar no chão.
José negou as acusações e disse que a fratura no ombro se deu por conta de uma "brincadeira de luta entre os dois, pai e filho", segundo consta nos autos do MPRJ.
Ainda de acordo com o RJTV, a criança já recebeu alta do hospital e foi encaminhada para um abrigo. O portal São Gonçalo RJ afirma que, por conta da agressão, a mãe perdeu a guarda do filho.
Durante a "Fazenda de Verão", exibido entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, José Lucas já demonstrava sinais de um comportamento violento. Ele foi expulso da atração em dezembro de 2012 após disparar ameaças contra outro participante enquanto empunhava um machado.
"Você acompanhou tudo que aconteceu durante esses últimos dias aqui na 'Fazenda de Verão'. Então, pelo comportamento incompatível com o funcionamento do programa e incompatível com regras básicas de convívio, a Record decidiu tirar o participante Lucas do jogo", justificou Rodrigo Faro, na ocasião.