Jane Birkin foi atriz, cantora, compositora e trendsetter em tempos que era tudo diferente. Foi uma das primeiras it girls do mundo, quando esse termo ainda nem era usado. Sem muitos artifícios, ela tornou-se referência em estilo graças com sua pegada simples e descomplicada com um toque romântico e rústico. Jane era frequentemente vista com calças jeans flare de cintura alta, top cropped de renda, camisetas brancas, vestidos curtíssimos e sua inseparável bolsa de palha, tendência que está voltando forte nessa temporada.
Foi ela também a musa inspiradora da bolsa mais famosa e desejada da história da moda, feita pela luxuosa Hermès e batizada de Birkin Bag. A it bag nasceu após um encontro entre Jane e Monsieur Jean-Louis Dumas, chefe executivo da marca, durante um voo entre Paris e Londres, no início dos anos 80. Depois de colocar sua bolsa de palha no compartimento superior do avião e suas coisas terem caído - a bolsa de palha que usava não possuía fecho!, Jane conversou com Dumas sobre o seu desejo em encontrar uma bolsa de couro que a agradasse. Atento a cada detalhe dito pelo musa, o dono da grife não perdeu tempo e tratou de criar a bolsa mais desejada do mundo. Em 1984, a Hermès lançou o maior best-seller de sua história.
Nos últimos 30 anos, a Birkin da Hermès revelou-se a bolsa preferida das fashionistas que não abrem mão de bolsas de grife. Uma das peças mais cobiçadas e caras da moda, cada bolsa leva semanas em produção, passando por um processo artesanal e atendendo a padrões minuciosos e altos de qualidade. A fila de espera por um exemplar pode durar até 3 anos e uma Birkin Bag pode custar cerca de R$ 40mil - ou até três vezes mais, quando feita de couro considerado mais nobre.
Desde as mais clássicas, como a azul royal usada por Angélica em um passeio no shopping, até as mais excêntricas, como a pintada a mão pelo artista plástico George Condo que foi escolhida por Kanye West para presentear Kim Kardashian, a verdade é que uma Birkin Bag além de um sonho de consumo, é também um investimento: uma peça luxuosa e atemporal que promete atravessar gerações e seguir conquistando corações fashionistas por aí.
Até a baby Kardashian se rendeu aos encantos dessa bolsa que é must have da vida. Clássicos são clássicos, não é mesmo?
(Por Veronica Fantoni)