Falta pouco para Paty (Pâmela Tomé) descobrir que Lenita (Leticia Spiller) é sua mãe biológica, na novela "Sol Nascente". Nos próximos capítulos, Loretta (Claudia Ohana) cumpre o que prometeu para Lenita dando pistas do paradeiro de sua filha. Assim que achou a garota nas redes sociais, a dona do bar Rota 94 não pensou duas vezes e começou uma amizade virtual. Essa atitude deixou furiosa Marina (Luciana Borghi), que já sabia a verdadeira intenção de Lenita. A situação, no entanto, vai mudar.
Vidrada no notebook e olhando fotos de Lenita, Paty aproxima as fotos e nota a semelhança com a tatuada. Nesse momento, Marina entra no quarto e a jovem fecha a tela do computador imediatamente. Marina diz que ela não precisa disfarçar pois sabe que ela estava olhando fotos da amiga brasileira. Paty rebate: "Vinte anos mais velha. E com quem eu me pareço muito. Muito mesmo. É ela, não é? A Lenita é a minha mãe biológica? ".
Marina fica sem reação, mas joga limpo com a filha: "Soube há pouco tempo, estava buscando o melhor modo de te contar". A garota fica confusa e questiona por que só agora Lenita foi em busca dela. A mãe de Paty explica que só agora ela a encontrou, mas que a procurava desde que nasceu. Paty fica confusa e é confortada pela mãe: "Você tinha que saber a verdade, usa o tempo que for preciso para decidir o que quer fazer com essa informação". Ela, então, pergunta se tem que escolher entre as duas. "Não, nunca! Você nunca vai deixar de ser a minha filha, mas precisamos lidar com os fatos, meu amor. Você podia pelo menos pensar em conhecer a Lenita".
Paty tem uma certa resistência em conhecer Lenita pessoalmente, mas para surpresa do público, Marina vai apoiar que Paty conheça melhor sua mãe biológica: "A Helena me parece uma boa pessoa. Batalhadora, correta". Paty questionará: "Correta? Me abandonou". E Marina segue na defesa da mãe biológica.
"Isso você julga depois de conhecer a história dela, não antes. Paty, esse passado caiu no nosso colo. No meu, no seu e no da Helena. Nós não pedimos. Mas agora nós temos de lidar com ele da melhor maneira". Paty, então, chega à conclusão que a melhor maneira é encontrar com Lenita e tirar tudo a limpo. Marina concorda e sugere que elas viagem ao Brasil, afirmando a Paty que vai apoiá-la em sua decisão.
Em cenas previstas para irem ao ar na segunda-feira (13), Marina decide procurar Lenita por uma videochamada. "Como vai, Helena? Eu disse que ia te procurar, que só precisava de algum tempo". Ansiosa, Lenita responde: "E cumpriu, obrigada. Você tem alguma coisa para me dizer?". Marina, então, a surpreende: "Não, Lenita. Eu não tenho nada para te dizer. Quem tem alguma coisa para te dizer é outra pessoa". Paty aparece na tela do notebook.
Lenita fica incrivelmente feliz e se emociona: "Paty, filha". Um pouco sem jeito, a garota responde com cautela: "Oi, Lenita eu não vou te chamar de mãe porque...". E é interrompida pela irmã de Ralf (Henri Castelli). "Eu sei, desculpa a minha ansiedade. Eu sei que a Marina é sua mãe e você teve muita sorte em ter uma mãe como ela, mas eu acho que a gente pode se conhecer, né?".
"Olha, Lenita. Eu curto você, te acho legal, mas não queria que você alimentasse nenhuma expectativa a meu respeito. Me desculpe". Lenita compreende a reação dela e diz que não a procurou todos esses anos para chegar cobrando nada. Ela reforça ainda que se a Paty aceitar o carinho dela já vão valer a pena esses 20 anos de procura. A garota concorda.
Para quebrar o clima, Lenita chama Marina para conversar e brinca: "Agora o grupo está formado". As três soltam um riso tímido e começam um papo descontraído. Paty conta que viu vídeos de Lenita cantando. A cantora conta que sempre cantou e, de repente, Vittorio (Marcello Novaes), que apoia Lenita desde que contou tudo sobre seu passado, aparece. O papo segue animado. Paty pergunta se ele é o namorado ou noivo de Lenita. Ele brinca: "Bom, se ela ainda não desistiu de mim". E assim a conversa entre as duas famílias vai fluindo em clima de paz e descontração.
(Por Priscilla Jucá)