"Serra Pelada" estreou na programação da Globo ontem, 21, às 23h33. A minissérie conquistou 18 pontos no Ibope no Rio de Janeiro, e 20 em São Paulo. Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", a pontuação é três pontos maior do que o obtido na faixa nas quatro semanas anteriores. Em São Paulo, o programa obteve 44% da participação nos televisores, seis a mais do que o registrado no mesmo período.
A trama conta a história de garimpeiros na busca por ouro na região de Serra Pelada, no Pará. O local, que virou o maior garimpo a céu aberto do mundo, logo foi dominado pela máfia e se tornou um terreno perigoso para os trabalhadores.
"Serra Pelada" é protagonizada por Juliano Cazarré. O ator vive Juliano, um homem que vai ao local em busca de uma vida melhor e se envolve com uma prostituta, Tereza, interpretada por Sophie Charlotte. Em coletiva à imprensa, a atriz falou que ficou tranquila em fazer as cenas de sexo com Juliano. "O roteiro não te dá saída. Tem que ter coragem. Mas não tive dúvida, nem medo. Fiquei muito à vontade. Não houve nenhuma questão", afirmou. A atriz também já falou que quer fazer mais cinema. "Esse filme foi a melhor experiência da minha vida", comemorou.
Wagner Moura, ator e produtor do filme, vive o antagonista Lindo Rico. Em entrevista à "Folha de São Paulo", o ator compara o longa a um filme gângster americano de sucesso. "É a história do Brasil, mas é também um filme de gângster, o 'Scarface' brasileiro", disse.