Dentre os castigos para quem aprontou maldades em "Salve Jorge", Élcio (Murilo Rosa) é um dos que não vão deixar de pagar pelo que fizeram. Depois de sabotar Théo (Rodrigo Lombardi) em duas competições de hipismo, o capitão será descoberto fraudando uma prova na Turquia, em que Lívia (Claudia Raia) lhe antecipou o percurso, e vai sofrer as consequências, sendo expulso da equipe do Regimento no penúltimo capítulo da novela das nove da Globo.
Além de ser punido pela organização da competição na Turquia, por ter tido acesso ao percurso da prova antes dos concorrentes, Élcio se apresenta diante do Coronel Nunes, que também dá sua punição: "Nós vamos esperar a sindicância deles, mas vamos abrir a nossa aqui também, Élcio! E nesse ponto eu não transijo: você está fora das competições! Não faz mais parte da nossa equipe esportiva!".
O militar tenta argumentar, mas é cortado pelo superior, que não está disposto a ouvir nada. "Sem buscar justificativas! A emenda vai ser sempre pior que o soneto! Até porque você é culpado!", acusa Nunes, na cena. Élcio tenta amenizar sua situação: "O senhor sabe que o hipismo sempre foi tudo para mim! Investi tudo nisso!". Mas, para o coronel, não há desculpas. "Jogou errado quando investiu na fraude!", afirma.
Se achando muito esperto, o capitão ainda se faz de coitadinho: "Eu me deixei influenciar... Ela botou o papel na minha mão, e... Eu não tive força para não olhar, para rejeitar me beneficiar daquilo!". Porém, mesmo assim não comove o superior, que deixa claro sua opinião sobre ele. "A Lívia! Essa mulher é... Corrosiva! Mas isso não te desculpa, se ela corrompe é porque encontra alguém disposto a ser corrompido! No caso, você!", declara Nunes.
A autora Glória Perez adiantou alguns dos outros desfechos da trama, que termina no dia 17 de maio de 2013.
(Por Samyta Nunes)