Em "Lado a Lado", a vida vai pregar uma peça em Fernando (Caio Blat) no capítulo desta quinta-feira (7). Racista, o filho bastardo de Bonifácio (Cassio Gabus Mendes) sempre destratou os negros, mas quando conhece sua mãe biológica leva um baita susto: Norma (Elisa Lucinda) é mulata!
A princípio, o irmão mais novo de Edgar (Thiago Fragoso) fica até emocionado ao saber notícias da mãe. Mas basta pôr os olhos na ex-escrava para perder o interesse. O playboy chega a pensar que está sendo vítima de algum tipo de brincadeira de mau gosto.
Porém, quando Edgar confirma toda a história, Fernando se exalta: "E agora tenho cara de idiota, é isso? Se foi mesmo a senhora que me pariu, olhou pro meu 'rostinho lindo' e depois me abandonou como se eu fosse um bicho, não merece nem que eu olhe para sua cara! Muito menos para sua pele", diz, na cena.
A senhora tenta se justificar, contando que Bonifácio a deixou na miséria quando ela era uma escrava alforriada, mas que não houve um dia que não pensasse no filho. E afirma estar contente por vê-lo tão bem. Fernando fica chocado ao ouvir que sua mãe, além de mulata, é uma ex-escrava.
Recentemente, o bastardo recriminou Albertinho (Rafael Cardoso) por ter convidado Chico (César Mello) para jogar com eles no time de futebol, justamente pelo rapaz ser negro. O zelador do clube teve que jogar usando pó de arroz no rosto, na tentativa de se passar por branco. Parece que, assim como na vida, na novela o mundo também dá voltas. Como será que Catarina (Alessandra Negrini), noiva do administrador, vai reagir ao conhecer a futura sogra?