Ernest (José de Abreu) vai ter uma surpresa nada agradável no capítulo deste sábado (19), de "Joia Rara". Bem no meio de sua festa elegante festa de aniversário, seus filhos resolvem apresentar seus dotes artísticos em grande estilo, na frente de todos os convidados. Mas o constrangimento acaba se voltando contra Hilda (Luiza Valdetaro), quando seu pai anuncia seu noivado com Décio (Miguel Rômulo), contra sua vontade.
Ao descer a escadaria da mansão tal qual uma vedete, usando um vestido decotado bem justo e cheio de brilho, Hilda deixa o aniversariante chocado. Ao estilo de Marilyn Monroe, a loira "Parabéns a Você", fazendo uma dança sensual e nada recatada, para espanto de todos. Só quem se diverte com a situação é Décio, que aplaude e pede "bis", com um sorrisinho cínico nos lábios.
Em seguida, Viktor surge com seu presente para o pai: uma caricatura de Ernest sentado em um trono e pisando na cabeça de um operário, desenhada por ele próprio. O aspirante a pintor aproveita a oportunidade para anunciar que sonha ser artista plástico e sua irmã quer ser cantora. Furioso, o empresário fica sem ação diante de seus convidados e um silêncio constrangedor paira no recinto. Enquanto Franz (Bruno Gagliasso) tenta acalmar o pai, Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Silvia (Nathalia Dill) se esforçam para disfarçam a seu contentamento com situação.
Porém, Ernest resolve não deixar a afronta por isso mesmo. Após se recompor do susto, o milionário resolve dar uma lição aos filhos e, sarcástico, ri da dupla, garantindo que um Hauser nunca poderá seguir a carreira artística. Como a cereja do bolo, ele anuncia o noivado de Hilda e Décio, para o desespero da moça, que está apaixonada por Toni (Thiago Lacerda).