Mesmo sendo filho de Ernest (José de Abreu), Manfred (Carmo Dalla Vecchia) foi humilhado pelo pai e viveu à sombra de Franz (Bruno Gagliasso) a vida inteira em "Joia Rara". Mas a partir do capítulo que vai ao ar no dia 24 de dezembro, o bastardo vai virar esse jogo e dar o troco no empresário, que fica fragilizado ao passar sozinho a noite de Natal na mansão dos Hauser.
Ao ver a casa vazia na noite de Natal, Ernest se entristece e resolve sair para jantar no clube. Porém Manfred vai até lá e busca busca o empresário, dizendo que tem uma surpresa para ele em casa. A essa altura da trama, o vilão já terá comprado parte das ações da Fundição Hauser, o que o torna sócio do pai.
Já na mansão, Manfred muda radicalmente de atitude e confronta Ernest. Em seguida o obriga a comer a ceia preparada por Gertrude (Ana Lúcia Torre). Após o jantar, ele manda que manda que o pai abra os presentes e, em um dos pacotes estão as cartas de Catarina - sua primeira mulher -, e Heitor Zampari, o pai de Silvia (Nathalia Dill).
Ao se lembrar do dia em que Catarina morreu, Ernest chora e fica transtornado com as atitudes de Manfred. A partir daí e ele passa a obedecer todas as ordens do filho, assumindo uma postura subimissa, o oposto da altivez que sempre ostentou.