A força e a beleza de uma história de Thelma Guedes e Duca Rachid estiveram presentes nesse primeiro capítulo de "Joia Rara", a nova novela das seis da Globo. Com imagens de qualidade cinematográfica e uma inspirada direção de fotografia - trabalho de Fred Rangel - as emoções iniciais da trama encheram os olhos do público e já anunciam mais um sucesso da dupla de autoras em parceria com a diretora Amora Mautner.
Um primeiro capítulo delicadamente preparado, em seus mínimos detalhes. Foi isso que os espectadores puderam conferir nesta segunda-feira (16) enquanto assistiam "Joia Rara". Desde a trilha sonora, suave e pontual, até o texto, tudo esteve em seu devido lugar, com suavidade, mas sem perder a força e nem cair na monotonia. Os quatro núcleos - o mosteiro, a fundição Hauser, o cabaré Pacheco Leão e o Rio antigo - estão bem definidos, sinal de que a trama foi bem amarrada e tem tudo para continuar assim.
Foi possível reconhecer alguns elementos característicos de outras obras do triângulo feminino que norteia o folhetim. A abertura remete levemente à de "Cordel Encantado" e a dinâmica de "Avenida Brasil" (conforme prometido por Amora Mautner) se fez presente na cena da confusão entre os operários. Nesse momento, foi interessante ver Cacau Protásio num momento tenso e dramático, que mostrou a versatilidade da atriz.
No cabaré, talvez por causa do período histórico e também por ser o núcleo artístico, os atores estão explorando uma composição mais teatral dos personagens. Marcos Caruso já arranca risadas com seu Arlindo, o dono da casa do Cabaré Pacheco Leão, cheio de trejeitos. Já Letícia Spiller fala com uma voz tão agudinha na pele de Lola Gardel que causou um estranhamento, porque soa quase infantil. É possível que a loira "amadureça" a voz da personagem na segunda fase, após uma passagem de tempo de 10 anos. É esperar para ver. De qualquer forma, sua performance no palco foi linda e empolgante.
Na última cena acontece o primeiro encontro do par romântico da novela, em que Amélia e Franz se conhecem, ao som de "Nascente", na voz de Milton Gonçalves. Mesmo sendo clichê, foi comovente, pois Bruno Gagliasso e Bianca Bin estão bem entrosados e conectados, além de formarem um lindo casal no vídeo.
Com ritmo adequado ao horário, elenco de peso e as lindas frases baseadas na filosofia budista e ditas pelo mestre Ananda Rinpoche (Nelson Xavier) (que já começaram a ser compiladas pelos telespectadores no Twitter), a nova novela das seis começa acertanto e com perspectiva de ficar ainda melhor.
(Por Samyta Nunes)