Os dias de foragido da polícia de Franz (Bruno Gagliasso) estão perto de acabar, em "Joia Rara". No capítulo que vai ao ar no dia 17 de fevereiro, depois de ter se apresentado na delegacia e ter sido transferido para um presídio, o marido de Amélia (Bianca Bin) finalmente ganha sua liberdade de volta, com a ajuda de Silvia (Nathalia Dill), que recupera completamente a memória e acusa Manfred (Carmo Dalla Vecchia) de ter tentado matá-la.
Franz foi injustamente condenado a 30 anos de prisão sob acusação de ter matado a ex-mulher, sendo que esta nem sequer chegou a morrer. Inconformado, ele fugiu da prisão e agora vive escondido em um quarto de hotel, investigando o crime, na tentativa de se incentar. Porém, quando finalmente consegue se encontrar com a ruiva, Manfred descobre seu esconderijo e, acompanhado de dois capangas, flagra Viktor (Rafael Cardoso), Silva e Franz conversando.
Em meio à confusão, o vilão consegue arrastar Silvia para a mansão, onde faz dela prisioneira. Em seguida chega a polícia e o fugitivo convence o delegado a permitir que ele fique em liberdade para que assim consiga provar sua inocência. Para sua sorte, a designer de joias recupera a memória e se lembra de que foi Manfred quem provocou o acidente de carro que quase tirou sua vida.
Para resolver o caso, Franz garante ao delegado que vai se entregar, mas exige que antes a polícia tire Silvia da mansão. Devidamente resgatada do cativeiro e já na delegacia, a moça acusa Manfred de ter tentado acabar com sua vida e para cumprir sua promessa, o pai de Pérola (Mel Maia) se entrega. O delegado então avisa a Amélia que seu marido deverá ser transferido para o presídio. Porém, com o caso esclarecido após a denúncia e depoimento da vítima, Franz é libertado.