Nos próximos capítulos de "Império", José Alfredo (Alexandre Nero) finalmente resolve acabar com a dúvida em torno da paternidade de Cristina (Leandra Leal). Depois de descobrir a farsa armada por Cora (Drica Moraes), com o falso exame, o comendador decide fazer o teste de DNA para saber se ela é filha dele. As informações foram divulgadas pelo autor da novela, Aguinaldo Silva, por meio de seu blog.
Depois da tentativa de aproximação dos dois, sem sucesso, Cristina vai pressionar José Alfredo a fazer o teste, ameaçando levar o caso para a justiça. A mocinha dará 24 horas para que ele se decida e, dentro do prazo, o comendador irá até Santa Teresa dar a notícia.
Logo ao entrar, ele vê a foto de Eliane (Vanessa Giácomo) com Evaldo (Thiago Martins). Incomodado, dispensa o café oferecido por Cristina, vai até ela e a encara. "Melhor ir direto ao assunto. Você quer saber se vou ou não fazer o exame de DNA, não é isso?", pergunta o comendador.
"É... Tava esperando sua resposta, como a gente combinou", responde Cristina. E ele continua: "Então vou lhe dizer o que decidi, de uma vez por todas, sem voltar atrás. E vou ser curto e grosso. Quero que esteja amanhã às 10 horas na minha empresa", dirá. "Tudo bem. Desde que me diga para quê", retrucará Cristina. "Para fazer o exame de DNA", dirá, para surpresa da suposta filha.
Ele então explica que os técnicos do laboratório vão estar na Império para coletar o sangue dos dois. Após a conversa, ele ameaça ir embora, mas Cristina quer saber porque ele decidiu fazer o exame.
"Porque achei que essa confusão já durou mais do que devia e só me trouxe dores de cabeça. Além de tristeza e decepção para você. E acho que...", ele para e olha mais uma vez para a foto de Evaldo e Eliane, e continua: "Sua mãe, onde quer que esteja, não deve estar apreciando nem um pouco o modo como estamos encaminhando o assunto, portanto... Vamos encerrar essa história de uma vez por todas. Para o bem ou para o mal".
Cristina quer saber qual seria o mal, e José Alfredo responde que seria ela ser sua filha. A filha de Eliane reage forte e o comendador se justifica: "Não me entenda errado, mas se você for minha filha será mal para mim, porque vai mexer demais com minha família e alterar o equilíbrio de forças na minha empresa".
Mesmo abalada, Cristina devolve: "Já disse antes e repito agora: não quero nada seu". "Isso não importa, legalmente eu não poderia lhe negar nada, mesmo que você não quisesse. Já o bem seria que fosse apenas minha sobrinha. Aí não haveria razão nenhuma para que não gostasse de você e não a acolhesse: a você, seu irmão, seu sobrinho... E até à cobra peçonhenta de sua tia", explica, indo embora em seguida, deixando Cristina pensativa.