A Globo recuou e não vai mais tirar do ar o "Encontro com Patricia Poeta" durante um mês por causa da transmissão da Copa do Mundo do Catar. O mundial de futebol começa em 20 de novembro e vai afetar a grade matinal e vespertina por conta do fuso horário (6h a mais naquele país em relação a Brasília). O aumento da audiência na comparação com o "Encontro com Fátima Bernardes" e o primeiro patrocinador pesaram na decisão.
Agora, o matinal só ficará fora do ar entre 22 e 28 de novembro, nas duas primeiras semanas da competição na qual o Brasil tenta o hexacampeonato (venceu em 1958, 62, 70, 94 e 2002). Depois disso, o "Encontro" voltará ao ar, porém vai oscilar de acordo com a tabela do torneio, cuja próxima edição acumula curiosidades.
A mesma medida vai valer para o "Mais Você", de acordo com o "Notícias da TV". Em relação à audiência, a nova fase do "Encontro", marcado por polêmicas, tem ficado na casa dos 8 pontos, mais do que obtinha com Fátima. É importante frisar que desde agosto, quando Patricia Poeta assumiu, o matinal ficou mais curto e agora começa mais cedo (9h30 ao invés de 10h45).
Para efeito de comparação, na segunda-feira (10), o "Encontro" marcou 8.2 na Grande São Paulo. Na semana passada, teve 7.9 no mesmo dia da semana, passou para 8.7 na terça, recuou para 7.0 no dia seguinte, oscilou a 7.1 na quinta e cravou 7.3 na sexta.
Além da questão da audiência, a Globo conseguiu reverter a questão do patrocinador e desde o dia 5 o matinal é anunciado por uma fabricantes de remédios. A emissora não divulgou ainda a grade de programação durante a Copa, porém já se sabe que os telejornais locais vão migrar para 11h por causa dos jogos do 12h.
Vale lembrar que o Brasil entrará em campo às 16h (dia 24, quinta, contra a Sérvia), 13h (dia 28, segunda, contra a Suíça) e 16h (dia 2, sexta, contra Camarões) com um uniforme que não agradou a todos.
A Copa do Mundo do Catar marca ainda a saída de Galvão Bueno da emissora, que ainda busca seu substituto. Por isso, o "Bem, Amigos!" (Sportv) será exibido simultaneamente na Globo para homenagear Galvão, onde trabalha desde 1981 - ressalta-se que entre 92 e o começo de 93 esteve na extinta OMTV.