Até a paciência de Virgílio (Humberto Martins) tem limites na novela "Em Família". Mesmo tenso uma personalidade serena e conciliadora o marido de Helena (Julia Lemmertz) vai ter um embate com Laerte (Gabriel Braga Nunes) nos próximos capítulos da trama de Manoel Carlos para exigir que ele não magoe Luiza (Bruna Marquezine) e chega a ameaçar o flautista.
De acordo com Patrícia Kogut, colunista do jornal "O Globo", tudo acontece quando Virgílio descobre que a filha preparou uma grande festa aniversário para o namorado, no Galpão e resolve procurar o antigo rival, que o recebe com surpresa. "Você não veio aqui me desejar feliz aniversário", afirma Laerte.
O artesão começa seu discurso: "E por que não? Se não fosse a sua interferência na minha família, eu não teria mais nada contra você. Foi minha filha quem organizou essa festa, não é mesmo? Ela é muito caprichosa. Em todos os sentidos da palavra. Minha filha é adulta, maior de idade, não tenho o direito de me meter nas escolhas dela. Se optou por ser infeliz ao seu lado, ela terá de se resolver com você. Mas...".
Prevendo a intenção da conversa, o músico interrompe: "Mas você não resistiu a vir aqui fazer um sermão". "Escuta bem, Laerte, eu conheço você há muito tempo. Acho que não vale o que come. Mas minha filha ainda é uma menina, que vive de ilusão. Infelizmente não tenho como passar minha experiência para ela. Então vou te advertir uma única vez, como pai zeloso que eu sempre fui: não ouse magoar a Luiza. Caso contrário, vou ser obrigado a terminar o que comecei, e que interrompi por considerar que não valia a pena sujar minhas mãos com o teu sangue", Virgílio ameaça, lembrando da briga que os dois tiveram em em Goiânia.
Laerte não se deixa intimidar: "Você se tem em alta conta, não é? Teve sorte uma vez, não significa que isso vá se repetir". E o marido de Helena se impõe: "Vai ter que me desafiar para saber" . O clima pesa ainda mais com a presença de Luiza, que entra no rescinto e se surpreende ao ver o pai. Ele avisa que está de saída e a estudante pergunta ao namorado o que houve e ele mente, dizendo que foi só uma conversa amena.