Um escritor solitário se apaixona pela voz do sistema operacional inteligente do seu computador. Essa é a trama de "Ela", filme de Spike Jonze que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (14). O programa que organiza a agenda e lê os e-mails de Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), apelidado de Samantha, ganha a voz de Scarlett Johansson. Mesmo sem que a bela imagem da atriz apareça, ouvir a sua voz já ajuda o espectador a embarcar nessa fábula romântica.
A relação virtual tem agradado aos críticos e cinéfilos e conquistou cinco indicações ao Oscar 2014, o que acabou gerando grande expectativa para o seu lançamento no Brasil. Intérprete do protagonista, Joaquin Phoenix conquistou elogios por sua atuação e pela forma delicada com a qual conduziu a história do personagem.
"O desempenho é uma aula mestre de sutileza. Um pouco menos animado, ele teria nos entediado. Se o personagem fosse mais animado, teria se tornado um tolo bobo. Ao invés disso, ele cria de forma equilibrada um romance entre um homem e um computador", disse uma crítica publicada no jornal americano "Los Angeles Times".
Mesmo não aparecendo nas telas, Scarlett Johansson foi premiada com o título de Melhor Atriz pelo desempenho da sua voz no Festival de Cinema de Roma, realizado no ano passado. "Foi uma sensação tremendamente libertadora poder criar uma personalidade sem os limites nem as expectativas de qualquer aspecto físico. Foi libertador", disse sobre este trabalho.
Recentemente, Scarlett declarou ser muito fã de Brad Pitt e afirmou que inspira sua carreira no astro. "Ele sempre foi considerado um galã, mas nunca deixou que isso o impedisse de ser um bom ator, capaz de fazer qualquer personagem. E é isso que eu quero ser", disse em entrevista.
"Ela" venceu o Globo de Ouro como Melhor Roteiro. No Oscar deste ano, o longa concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Design de Produção e Melhor Roteiro Original. Escrito e dirigido por Spike Jonze, o filme também traz no elenco nomes como Amy Adams, Rooney Mara e Olivia Wilde.