O "BBB 22" já teve a primeira prova do líder da temporada, que, de maneira inédita, elegeu também o anjo da semana. Os brothers se dividiram em duplas, respeitando a única regra de manter a combinação de um pipoca e um camarote. Rodrigo, que se envolveu em uma polêmica recentemente, e Douglas, que já está imune, foram os grandes vencedores da competição, que envolvia principalmente agilidade.
Ainda não houve a coroação da dupla, mas Tadeu Schmidt os consagrou vencedores da prova. Em conversa com outros brothers da casa, Rodrigo confirmou que ele próprio será o líder. Ele também chegou a dizer a Pedro Scooby - que errou pela manhã o pronome de Linn da Quebrada, embora seja próximo da atriz -, que o monstro deve cair sobre ele. Tranquilo, o surfista disse que tudo bem. Ainda não houve nenhuma decisão oficial sobre a divisão entre Xepa e Vip.
A prova em si consistia em formar um caminho, uma espécie de estrada, com peças de um grande quebra-cabeça. O problema era que esse mesmo caminho não era óbvio: quase um labirinto, era necessário descobrir quais curvas tomar para alcançar mais rápido o destino final. Não ficou claro se os vencedores também ganhariam um carro cada um, uma vez que o desafio foi patrocinado por uma concessionária.
Pouco antes de todos voltarem para a casa do programa, Maria precisou se abaixar na pista da competição. Ela explicou que estava com falta de ar porque a pressão havia baixado. Tadeu garantiu que ela receberia atendimento médico. Pedro Scooby foi quem se abaixou para tentar ampará-la.
Momentos mais tarde, porém, Maria conseguiu se levantar com a ajuda de um dammy, caminhando lentamente para a casa. Ela explicou que já estava bem, descartando maiores preocupações em relação à sua saúde.
Apesar de Douglas e Rodrigo terem conseguido terminar o desafio em primeiro, não foram os dois que conquistaram o melhor tempo da competição. A dupla formada pelo atleta Paulo André e pelo bacharel em direito Vinícius conquistou o melhor tempo, com uma distância de 40 segundos em relação aos segundos colocados, mas não voltou à pista da competição para verificar se as peças do quebra cabeça estavam alinhadas. Todas precisavam estar no mesmo nível, sem que houvesse sobreposição.