O "BBB 22" estreia no dia 17 de janeiro, já tem até lista de famosos vazada, mas a preocupação da emissora estava, anteriormente, na possibilidade de o Globoplay não suportar o fluxo de tráfego durante as transmissões. Para resolver o problema, a equipe de tecnologia abandonou o serviço para televisões antigas, vendeu o datacenter e se aliou ao Google para ter uma base mais sólida.
O problema começou com o que eles chamaram de "efeito rajada de tráfego", que era quando o público desligava a televisão e entrava no Globoplay na sequência, para continuar acompanhando a casa. E a quantidade de telespectadores que saía frustrado era grande.
Saiba mais sobre as últimas notícias do "BBB 22".
Em um comunicado, a Globo chegou a dizer que tomou outras medidas, como o "aumento de infraestrutura, otimizações de código, mudanças na arquitetura dos serviços" e até "desligamento de sistemas nos horários de pico". Além disso, passou-se a permitir o tráfego em ondas de acordo com as áreas do país e suas filiadas. Essa medida, aliás, deve ser mantida.
Por causa da grande mudança de transmissão e o avanço da tecnologia na casa, a Globo informou que deve desativar o aplicativo do Globoplay em TVs antigas - fabricadas antes de 2015, porque os aparelhos tinham grande probabilidade de apresentar problemas durante as transmissões ao vivo. De acordo com o texto, os fabricantes também não dariam suporte aos sistemas operacionais, o que tornaria impossível atualizar o serviço de streaming.
De acordo com Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da emissora, o "BBB 21" contabilizou, ao todo, mais de 430 milhões de horas assistidas, sendo 350 milhões em live streaming, ou seja, o "acompanhe a casa ao vivo".
As aquisições do Globoplay aumentaram mais de 350% em relação ao "BBB 20", enquanto que os usuários simultâneos chegaram a mais de 2 milhões. As informações foram divulgadas na sexta (10), no 5×5 Tec Summit.
Em relação à próxima temporada do "BBB", cujo faturamento já bateu o recorde da história do programa, as obras dentro da casa não foram pequenas. A expectativa é que o reality entregue um lucro à altura. Atualmente, o Globoplay tem sido o grande investimento interno da Globo. A receita da plataforma cresce a passos largos, e o número de assinantes também, especialmente em época de "BBB".