O filme "Amor, Sublime Amor" estreia nesta quinta-feira (09) nos cinemas. O longa, dirigido por Steven Spielberg, é uma releitura da produção de 1961, que foi o queridinho do Oscar na época, levando dez estatuetas para casa.
Dirigido por Steven Spielberg, essa é a primeira aposta do diretor em musicais. Na história, que se passa em Nova York, em 1957, duas gangues rivais tentam controlar o bairro de Upper West Side. No meio da briga entre os Jets, formados por estadunidenses brancos, e os Sharks, grupo de porto-riquenhos e descendentes, Tony (Ansel Elgort), ex-líder dos Jets, e María (Rachel Zagler), irmã do líder dos Sharks, se apaixonam perdidamente. No melhor estilo "Romeu e Julieta" urbano, os dois vivem o amor proibido.
Um dos pontos fortes do filme foi a preocupação de Spieberg em priorizar atores latino-americanos, ou descendentes. Superando, assim, o longa original, que só contava com artistas brancos usando maquiagem escura.
Com isso, uma participação que está sendo bastante celebrada é a da atriz Rita Moreno. No original, a artista interpretou Anita e levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante na época. Já na versão de 2021, Rita é Valentina, uma personagem criada pelo diretor que serve como uma mentora para María.
Já na história do filme, o amor entre os personagens principais serve como base para questões mais profundas retratadas no longa, como a racial, luta de classes e criminalidade.
Se a adaptação seguir os moldes da original, tem tudo para ser o mais novo leva-tudo do Oscar. Concorrendo, assim, com grandes produções como "Casa Gucci", estrelado por Lady Gaga, e "Spencer," no qual Kristen Stewart interpreta a princesa Diana.
Tony (Ansel Elgort)
Tony é um ex-membro dos Jets e ex-presidiário que trabalha em uma drogaria. O rapaz se apaixona por María, que está ligada através do irmão aos Sharks, o grupo rival dos Jets, e passa a viver o amor proibido com a jovem.
Tony é interpretado por Ansel Elgort, ator criado em Nova York e que frequentou a LaGuardia High School for Performing Arts. Ansel já participou de filmes de sucesso, como: Baby Driver (2017) - o qual foi indicado ao Globo de Ouro®, A Culpa é das Estrelas (2014) e a série Divergente (2014).
María (Rachel Zegler)
María é uma menina de 18 anos porto-riquenha e irmã mais nova de Bernardo, líder dos Sharks. Ela trabalha na loja de departamentos Gimbels com Rosalía e Luz. Recém-chegada ao continente, acaba se apaixonando por Tony. Quem interpreta a personagem é a atriz Rachel Zegler. Amor, Sublime Amor é seu primeiro trabalho no cinema.
Bernardo (David Alvarez)
Líder dos Sharks e ex-boxeador, Bernardo é irmão mais velho de María e namorado de Anita, e é interpretado por David Alvarez, que já ganhou o Tony Award® de Melhor Ator por sua interpretação no musical da Broadway Billy Elliot (2008).
Anita (Ariana Debose)
Anita é uma porto-riquenha de 21 anos que namora Bernardo e serve de figura materna para María. A atriz já brilhou em musicais da Broadway como Hamilton (2015) e Summer: The Donna Summer Musical (2017), pelo qual foi indicada ao Tony Award®. Recentemente, ela esteve no elenco da adaptação cinematográfica do musical The Prom (2020).
Riff (Mike Faist)
Líder dos Jets e melhor amigo de Tony, Riff é inimigo de Bernardo. O ator que o interpreta se chama Mike Faist e já participou de musicais da Broadway como Dear Evan Hansen (2015), o qual foi indicado ao Tony Awards®, e Newsies (2011).
Valentina (Rita Moreno)
Valentina é uma porto-riquenha com 70 anos que é dona da loja onde Tony trabalha, o qual a considera como uma figura materna. Valentina é interpretada por Rita Moreno, atriz que participou da primeira versão cinematográfica de Amor, Sublime Amor em 1961 e também estrelou outras produções de sucesso, como: One Day At a Time (2017) e Singin' in the Rain (1952). Rita, que também atua como produtora executiva no longa, é uma das três artistas no mundo a serem homenageadas com um Oscar®, Emmy®, GRAMMY® e Tony®.