Após descobrir a traição e o verdadeiro caráter de Aline (Vanessa Giácomo), César (Antonio Fagundes) fica tão desiludido e traumatizado em "Amor à Vida", que se revolta com Pilar (Susana Vieira) ao saber do relacionamento dela com Maciel (Kiko Pissolato). Nos próximos capítulos o médico é acolhido na casa da ex-mulher junto com o o filho e a humilha, chamando-a de vadia quando ela lhe conta que está numa união estável com o ex-motorista.
De acordo com a colunista Patricia Kogut do jornal "O Globo", tudo acontece no momento em que Félix (Mateus Solano) e Pilar vão levar o café da manhã no quarto para César e a loira aproveita para contar sobre o seu novo estado civil: "César, nós precisamos conversar. Você separou de mim... Demorou algum tempo, a minha mágoa não passava, até pela forma como nos separamos... Mas eu acabei me envolvendo com outro homem. Nós não casamos, mas ele está morando comigo, assinamos um documento de união estável".
Decepcionado, o ex-presidente do San Magno admite: "Eu confesso que não esperava que você encontrasse outro homem, Pilar". E seu tom fica agressivo quando Félix diz que Pilar e Maciel forma um casal "bem ajustado": "O Maciel? Pilar, você está com o motorista?". A dermatologista confirma e o ex-marido tem um ataque de fúria: "Você já estava com ele antes da nossa separação? Já transava com o motorista no banco do carro, como uma cachorra vadia?".
Pilar garante que enquanto estava casada nem olhava para Maciel, mas de nada adianta, porque César não acredita. "Conte essa história pra outro, Pilar. Você é como a Aline! Transava com outro nas minhas costas. Quer dizer, ela foi pior, porque transava com o outro na minha frente. Você, Pilar, você é uma vadia!". Indignada, ela rebate: "César, eu te acolhi na minha casa de coração aberto, o seu filho está no meu quarto, sendo cuidado por mim! Eu não admito que fale assim comigo".
Não satisfeito em extravasar sua raiva só com as ofensas, César ainda tira a bandeja de café da manhã na direção da ex-mulher. Depois de deixar o hóspede sozinho, Pilar chora nos braços do filho, que tenta consolá-la. Porém, surpreendentemente a loira diz que merece o castigo. "Eu estou magoada sim, Félix, mas talvez eu mereça tudo isso", declara. "Merece por quê? Não, mamy, você não merece. Diz, por que você acha que merece?", pergunta Félix. Ela não responde, mas quando fica sozinha em seu quarto fala consigo mesma: "Minha culpa! Minha culpa!".