Aos poucos, Lívia (Alinne Moraes) e Emília (Ana Beatriz Nogueira) estão desvendando os mistérios que envolvem a morte forjada de Bernardo (Felipe Camargo), na novela "Além do Tempo". E no capítulo desta segunda-feira (17), depois de ser repreendida por Padre Luís (Carlos Vereza) por ter violado o suposto túmulo do pai, a ex-noviça e sua mãe concluem que o sacerdote está mancomunado com Vitória (Irene Ravache).
Desde a primeira desconfiança de Emília de que Bernardo está vivo, após ter encontrado uma rosa no esconderijo dos dois, a reação de Padre Luís deu margem para desconfianças. Ele afirmou com veemência que o filho da condessa está morto e enterrado, e nos capítulos seguintes insistiu para que Lívia não contasse à mãe que viu um homem na porta do convento usando um crucifixo que pertencia à cozinheira.
Além disso, o clérigo vem pressionando as duas para que lhe contem o motivo de terem desistido de ir embora de Campobello. Lívia e Emília não revelaram nada sobre a abertura do túmulo e consequente descoberta do caixão cheio de pedras, e é justamente por essa omissão que a cumplicidade de Padre Luís com a condessa será descoberta.
Emília afirma que tem certeza de que Padre Luís é cúmplice da condessa
Enquanto tentam montar o quebra-cabeças para entender o que aconteceu com Bernardo, Lívia pensa em uma maneira de convencer a mãe a deixá-la ir trabalhar no casarão para investigar. Para sua surpresa, a moça ouvirá um sermão do padre, que a recrimina por ter aberto o caixão do pai. Quando conta o acontecido a Emília, ela conclui que o pároco só pode ter ficado sabendo disso através de Vitória.
"Filha, é exatamente o que pensamos, ele já sabia de tudo, a Condessa e o padre Luís estão juntos nisso!", afirma a cozinheira. Diante dessa constatação, a jovem reafirma sua decisão de ir trabalhar no casarão, a fim de descobrir por que sua avó guarda luto há tantos anos por um filho que ainda está vivo. Confira as próximas emoções de "Além do Tempo" no nosso resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)