"A Fazenda 2020" não vai eliminar nenhum Peão nesta noite (29) após a internet apontar uma falha na Prova do Fazendeiro, algo confirmado pela emissora, que acabou dando poder de imunidade a Jakelyne Oliveira ao invés de imunizar Tays Reis. A informação foi divulgada pela Record TV durante o "Balanço Geral SP", ancorado por Reinaldo Gottino. Assim, a sétima Roça formada por Tays, Lipe Ribeiro e Victória Villarim está suspensa. À noite, 23h, durante o reality, ao vivo, Marcos Mion vai divulgar o que acontecerá daqui para frente. A berlinda já havia passado por uma mudança em sua formação depois que Biel foi filmado passando informações a respeito do Poder da Chama à ex-assistente de palco de Rodrigo Faro.
Na prova exibida nesta quarta-feira, os peões precisavam acertar bolinhas em caçapas e abrir envelopes que podiam lhes fazer ganhar ou perder pontos. No meio da disputa, a intérprete de "Paredão Metralhadora" precisava "roubar" 100 pontos de um adversário - o que implica entregar a si mesma tal marca. Nesse momento, Tays ganhou a pontuação e, depois, perdeu os mesmos 100 pontos. Após uma série de rodadas, a miss marcou 500 pontos contra 550 da baiana affair de Biel, com quem voltou a se entender em festa. Porém no placar divulgado na tela, a produção somou 450 pontos para a cantora.
Por volta das 16h, a Record divulgou nota oficial afirmando que houve um "equívoco no resultado" da disputa. "Infelizmente, esta falha comprometeu a formação da Roça e a escolha do Fazendeiro. Diante disso, decidimos suspender a votação. No programa de hoje à noite, serão esclarecidos para o público e os peões os detalhes do que aconteceu e como ficará a sequência do reality show. A produção de 'A Fazenda 12', o apresentador Marcos Mion e a Record TV pedem desculpas aos telespectadores, a quem acompanha o programa pela internet, por streaming e pelas redes sociais e também a todos que votaram pelo ocorrido", diz o comunicado.
Segundo dados divulgados pela emissora paulista, na noite passada o reality teve a quinta melhor audiência de todas as 12 edições desde 2009. Além disso, atingiu recorde na temporada atual com média de 18 pontos e pico de 20 em São Paulo, superando "Segue o Jogo" e o "Jornal da Globo", cravando assim o primeiro lugar na média. Já no Rio, "A Fazenda" também teve a melhor pontuação no Ibope, 15 de média e pico de 18 e foi líder por 43 minutos - perdeu para a transmissão de Athlético-PR x Flamengo e para o programa esportivo, mas ficou à frente do telejornal.
Na internet, os telespectadores criticaram o segundo erro seguido em uma semana. Alguns pediram uma roça dupla com Lipe e Victoria apenas. Outros usaram memes para reclamarem dos mutirões de votos ao longo da madrugada. Houve ainda comparação ao "BBB", que em 2021 voltará a reunir famosos e anônimos, e pedidos para que a imunidade seja dividida entre Jake e Tays.
Também nesta semana, um carro de som se aproximou da sede em Itapecerica da Serra (SP) e enviou um recado para Mirella, com quem Raissa discutiu após a formação da Roça. A mensagem pedia para a funkeira se afastar de Biel. Ao comentar a "invasão", Xuxa defendeu que houvesse punição para Mirella.
(por Guilherme Guidorizzi)