Biografia
Maria Fernanda Cândido é uma ex-modelo e atriz brasileira que se destaca na TV, no teatro e no cinema. Filha dos comerciantes José Reginaldo e Agda, morou em Curitiba dos 4 aos 12 anos, quando seguiu para São Paulo com a família.
Iniciou na carreira de modelo com 14 anos, ao ser descoberta por uma produtora de moda. Fez trabalhos fotográficos para editoriais de moda, capas de revistas e campanhas publicitárias. A partir dos 15 anos passou a fazer viagens a trabalho para Paris durante as férias escolares até completar 20 anos. Morou em Nova York e Paris, onde participou de desfiles de importantes grifes. Se despediu da carreira internacional após morar pouco mais de um ano fora.
No Brasil, cursou Terapia Ocupacional na USP durante três anos, quando foi convidada para ser VJ da MTV à frente do programa "Ilha do Biquíni". Na época, procurou um curso técnico para se aprimorar, em São Paulo, e descobriu um talento diante das câmeras. Foi quando resolveu trancar a faculdade e estudar interpretação por três anos com a preparadora de atores Fátima Toledo.
Protagonizou a abertura da novela "A Indomada" (1997), e depois fez sua estreia teatral com a peça "Anchieta, Nossa História". Fez uma participação na novela "Pérola Negra" (1998), do SBT, e, atuou na novela "Serras Azuis", na Bandeirantes, na qual protagonizou cenas de nudez como a manicure Magali.
Em 1999, foi chamada pelo diretor Jayme Monjardim, da TV Globo, para integrar o elenco da novela "Terra Nostra" como a italiana Paola. Em 2000, foi eleita a mulher mais bonita do século em votação realizada pelo programa "Fantástico". Na época, chegou a ser comparada à atriz italiana Sophia Loren. No mesmo ano ganhou seu primeiro papel como protagonista dando vida a cantora Isa Galvão na minissérie "Aquarela do Brasil", exibida pela mesma emissora.
Ganhou destaque nos palcos teatrais em 2001, ao estrelar a peça "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". No ano seguinte, atuou na novela "Esperança". Em 2003, estreou nas telas de cinema com o filme "Dom", contracenando com Marcos Palmeira, e ganhou o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado. Entre os trabalhos na TV constram ainda a novela "Como uma Onda" (2004).
Se casou com o empresário francês Petrit Spahira em 9 de setembro de 2005, com quem teve dois filhos: o primeiro, Tomás, nascido em 23 de janeiro de 2006, e o segundo, Nicolas, nascido em 17 de outubro de 2008.
Após um período longe da TV para se dedicar à maternidade, quando teve o primogênito, a atriz retomou a carreira em 2007 fazendo uma participação especial na novela "Paraíso Tropical". Na mesma época, protagonizou a peça "Pequenos Crimes Conjugais" e em seguida engravidou do segundo filho. Durante a gestação, a atriz rodou a minissérie "Capitu".
Atuou na minissérie "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor" em 2010, protagonizou o episódio "A Perseguida de Curitiba", do seriado "As Brasileiras" (2012), integrou o elenco da série "Sessão de Terapia" (2012), no GNT, e em 2014 foi escalada para estrelar a minissérie "Felizes para Sempre?", prevista para ser exibida em janeiro de 2015.
Maria Fernanda Cândido se formou em Terapia Ocupacional pela USP em 2003 e se dedica a fazer palestras e a desenvolver projetos de integração de deficientes físicos e mentais.