Biografia
- Nascimento : 1 de julho de 1991, Rio de Janeiro
- Idade : 33 anos
- Signo : Câncer
- País : Brasil
Jade Fernandes Barbosa, conhecida publicamente apenas como Jade Barbosa, é uma atleta de ginastica olímpica, integrante da seleção brasileira de ginástica artística. Nasceu em 1° de julho de 1991, no Rio de Janeiro, RJ.
Ainda na infância, a menina já se pendurava em armações de ferro, derrubava manequins das lojas quando resolvia dar estrelas e só parava quieta quando assistia à televisão, mas sentada de ponta-cabeça no sofá.
Para controlar a agitação, os pais a colocaram na natação, mas como não fez efeito, matricularam Jade, que na época tinha 5 anos, nas aulas de ginástica artística. O professor, que já tinha sido atleta do Flamengo, logo percebeu o talento da menina e mandou ela para o clube do Flamengo.
Aos 9 anos, Jade perdeu sua mãe, Janaína, vítima de aneurisma, e junto ao irmão, Pedro, que tinha 3 anos, ficou sob os cuidados do pai, que se dividia entre os filhos, a casa e o trabalho. Com 11 anos, teve sua estreia em competições na quarta edição dos Jogos da Juventude em Goiânia, Goiás, em julho de 2002, e ficou em 12º no geral individual, oitavo no salto sobre a mesa. No mesmo ano, foi quarta no geral individual do Brasileiro Infantil no Paraná. Já em 2003, foi campeã no geral individual, no salto, assimétricas, trave e solo neste mesmo campeonato.
Em 2004, ficou em 11° lugar no Brasileiro Adulto no Rio Grande do Sul. No mesmo ano foi ouro no solo e prata no salto e ajudou o Brasil a ficar em terceiro lugar por equipes no Pan-Americano Juvenil, disputado em El Salvador.
A notoriedade começou a chegar aos 14 anos, quando competiu pela seleção no Pré-Pan do Rio de Janeiro, em 2005. Foi 11ª no individual geral, além de vice-campeã pelo Brasil por equipes. Ela se juntou à equipe brasileira permanente, no Centro de Excelência da Confederação Brasileira de Ginástica, em Curitiba.
No Brasileiro Adulto de 2006, em Goiânia, Jade Barbosa foi campeã no salto e no solo, vice na trave e no Brasileiro Juvenil, em São Paulo, foi primeira no individual geral. Em 2007, nos jogos pan-americanos no Brasil, ela chorou por ter perdido a chance de medalhas no geral individual e ficou em quarto no ranking, mas deu a volta por cima e conseguiu medalhas nos outros aparelhos.
Em 2016, Jade integra a equipe permanente brasileira na Olimpíada Rio 2016 junto com Daniele Hypólito, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade.