Biografia
- Nascimento : 14 de maio de 1983, Cidade do México
- Idade : 41 anos
- Signo : Touro
- País : Mexico
Anahí é uma cantora e atriz mexicana conhecida por uma série de papéis em seu país natal, com destaque para a Mia Colucci da novela "Rebelde" (2004). O sucesso da história foi tanto que gerou o grupo RBD. Em 2023, o sexteto volta a se reunir para uma nova turnê mundial.
Nascida em 14 de maio de 1983, Anahí Giovanna Puente Portilla de Velasco é ainda compositora, escritora e empresária. A carreira começou ao acaso aos 2 anos no programa "Chiquilladas" (Televisa) ao acompanhar seu irmão. A artista passou a integrar o elenco e a cantar o tema de encerramento do programa.
Garota propaganda de várias marcas, Anahí esteve em outros programas como "Papá Soltero", "Mucachitas" (no Brasil, "Garotas Bonitas"), "Tú y Yo", "Mi Pequeña Traviesa" e "El Diário de Daniela" (exibida pelo SBT).
Outros papéis marcantes foram em "Primeiro Amor a Mil Por Hora", "Clase 406" e "Don Hogares". Anahí foi jurada ainda da quinta temporada do "La Más Draga" (2022).
Anahí passou ainda pelo teatro e cinema. A carreira musical teve início em 1993 com um disco que levava seu nome. Vieram outros álbuns entre 1996 e 2016, fora aqueles gravados com o RBD.
Na vida pessoal, Anahí teve relacionamentos com os atores Alex Sirvent, Christopher Von Uckermann e Jaime Camil e com os empresários Rodrigo Ruíz de Teresa, Pepe Díaz e Anuar Name.
Em 2012, engatou relação com o político Manuel Velasco Coello. O noivado vieram dois anos depois, e o casamento em 25 de abril de 2015. Anahí e Manuel são pais de Manuel (nascido em 17 de janeiro de 2017) e Emiliano (em 2 de fevereiro de 2020).
A artista já enfrentou problemas de saúde grave, como uma anorexia nervosa, seu coração chegou a parar por oito segundos em 2001, e teve que passar por cirurgia 10 anos depois para evitar um AVC.
Em junho de 2023, o fone de ouvido usado em preparação para a turnê "Soy Rebelde Tour" acabou machucando seu ouvido.
Paralelamente à carreira, lançou moda e se tornou ativista humanitária de várias campanhas ao redor do mundo. Anahí lançou seu primeiro livro, sobre maternidade, em 2018, "Valiente". Um pouco antes, em 2006, lançou sua primeira loja, em shopping da capital mexicana.