A 11ª temporada do "MasterChef Brasil" chegou ao ápice em uma final acirrada e cheia de emoção, com dois cozinheiros que usaram o talento e a criatividade para exaltar a cultura e os sabores do Brasil. De um lado, José Roberto, o potiguar determinado a provar o valor da culinária nordestina. Do outro, Giorgia, a catarinense que trouxe ao seu menu inspirações de diferentes culturas e países por onde passou.
Na noite dessa terça-feira (12), em um programa que misturou saudade, tensão e inspiração, ambos conquistaram os jurados com pratos surpreendentes - mas apenas um pôde levantar o troféu...
O duelo começou com um mercado de três minutos e uma pressão extra: os finalistas tinham uma hora para criar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. O objetivo? Impressionar os exigentes jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo, e Henrique Fogaça, além da presença especial do chef confeiteiro Diego Lozano. E, para intensificar ainda mais a disputa, cada competidor recebeu uma "ajudinha" especial: Giorgia pôde pedir um conselho de um jurado, enquanto José Roberto tinha a chance de definir a ordem de degustação.
Para a entrada, José Roberto serviu um pirão de castanhas que logo arrancou elogios. "Ele trouxe um sabor regional, mas com técnica", disse Fogaça ao site oficial da Band. Já Giorgia apresentou um crudo de peixe com aguachile de acerola e maxixe, uma explosão de brasilidade e cor que trouxe o tom vibrante da planta pau-brasil ao prato.
A cada nova etapa, o nervosismo crescia, mas os elogios também. Para o prato principal, José Roberto arriscou um peixe assado na folha de bananeira, acompanhado de molho de tucupi - uma escolha que, segundo Fogaça, "exalava a culinária brasileira e honrava as raízes nordestinas". Uau! Enquanto isso, Giorgia ousou com uma massa recheada de camarão e chuchu, inspirada nos sabores de Portugal e Itália, dois dos países que marcaram sua trajetória.
A sobremesa foi um show à parte. Giorgia apostou num "pote de ouro" em forma de sorvete de tapioca com lírio-do-brejo, curry e crocante de castanha com rapadura. "Foi arriscado, mas cheio de significados para mim", disse a finalista emocionada. Já José Roberto encerrou seu menu com um bolo de babaçu, um fruto de valor e memória para ele, coberto por um creme diplomata congelado. A sobremesa impressionou Helena, a melhor amiga de Fernanda Lima, que a definiu como "incrivelmente inesperada, com a autenticidade que só o Zé poderia trazer".
Com a decisão nas mãos dos jurados, a tensão era palpável. E, no final, quem ergueu o troféu foi José Roberto, consagrado pela técnica, emoção e brasilidade de seu menu. Em entrevista à Band, o campeão agradeceu pelo apoio da família e refletiu sobre a jornada: "Vim com um sonho e uma mala, e queria fazer meu discurso: valorizar os produtos brasileiros e do Nordeste".
"Cada etapa era um desafio, um teste de tudo o que eu acreditava. Quando eu me sentia desanimado, me lembrava das 'chacoalhadas' que minha esposa me dava pelo telefone. Pensava na saudade que ela sentia de mim e no orgulho que eu queria dar pra ela e para minha família. Minha maior vitória foi acreditar em mim e no que eu trago. Aprendi a sonhar, mas vi que realizar é melhor ainda", complementou. Fofo!
Giorgia, emocionada, parabenizou o amigo e confessou que, mesmo sem o troféu, sentia-se realizada: "Eu queria muito ter ganhado, mas estou orgulhosa do que alcancei e de como evoluí. Ganhar ou perder, eu venci ao chegar até aqui". E ela arrasou também, convenhamos. Nas redes sociais, seu nome parou nos assuntos do momento por diversas vezes ao longo da temporada!
Alguns internautas chegaram a acusar o reality de manipular os resultados. "Injusto demais a Giorgia perder, cara! A menina teve uma trajetória de campeã, entregou o MELHOR na final. Tô indignada", escreveu uma pessoa no X, antigo Twitter. "Uma pessoa que serviu bolo com sorvete ganhou o programa de uma que serviu uma sobremesa cheia de sabores e texturas onde o próprio chef de confeitaria elogiou horrores", criticou outra. "5 provas individuais, 3 provas como capitã vencidas, vários destaques positivos e 0 negativos, a participante mais estável durante toda temporada. Giorgia, você é minha campeã!", avaliou mais uma.
Em suas palavras finais, Fogaça resumiu a conquista de José Roberto de forma comovente: "Ele trouxe o que temos de mais lindo no Brasil: a nossa cultura e história. Agora, é só o começo para ele. O Zé vai longe. Ele não só fez comida. Ele fez história, e vai representar nossa gastronomia". Que o querido arrase!