Winona Ryder completa 42 anos nesta terça-feira (29) prestes a estrear o filme "Homefront", no papel de Sheryl Mott, sob diração de Sylvester Stallone. Os fãs brasileiros poderão assisti-la no longa de ação a partir do dia 6 de dezembro, quando será lançado no cinema. A atriz também está filmando "Turks & Caicos", de David Hare.
O começo de sua carreira foi ainda na adolescência. Em 1986, ela interpretou Rina em "A Inocência do Primeiro Amor" e nunca mais parou de atuar. Não é a toa que a atriz tem quase 50 títulos no currículo, entre longas, séries e participações.Winona fez diversos personagens marcantes nesses 27 anos de carreira, mas só foi vencedora de um prêmio. Em 1993, interpretou May Welland em "A Época da Inocência" e ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz coadjuvante/secundária. Por esse papel ela foi indicada ao Oscar na mesma categoria, mas não venceu.
A primeira indicação da sua carreira foi três anos antes do prêmio. No filme "Minha Mãe é Uma Sereia", ela é uma das filhas de Rachel Flax (Cher), uma mãe solteira dos anos 60, sexy e descompromissada, que cria uma confusão enorme na cabeça de suas duas filhas Kate (Christina Ricci) e Charlotte (Winona Ryder). Ryder virou uma estrela nessa divertida comédia sobre o relacionamento conflituoso entre mãe e filha. Roubando a cena, a atriz foi indicada ao Globo de Ouro. Sua outra indicação ao Oscar foi em 1995, na categoria Melhor Atriz, pelo filme "Adoráveis Mulheres", no qual ela foi Josephine March, a "Jo".
Ryder não assumiu nenhum relacionamento nos últimos anos, mas sua lista é extensa. Ela já foi envolvida com diversos famosos, entre eles o ator Johnny Depp, com quem passou três anos. O romance começou em julho de 1990 e durante o período em que ficaram juntos, Depp tatuou "Winona para sempre" em seu braço, mas após a separação alterou para "Wino para sempre" (Wino é uma expressão em inglês que significa bêbado). Também namorou o ator Matt Damon e o vocalista Julien Rivas, da banda "Revolter Rotina". A atriz ainda teve uma relação com Dave Pirner e com Jay Kay, líder do Jamiroquai.