Visto atualmente em dose tripla na TV, Dalton Vigh festeja a aceitação de seus personagens na novela infantil "As Aventuras de Poliana" com o público mirim. Ao Purepeople, o intérprete do Pendleton e Otto recorda que nem sempre foi assim. "No começo da novela as crianças tinham até um certo receio de chegar perto, mas conforme foi passando o tempo eles foram vendo que o Sr. Pendleton não é tão ruim assim. Aconteceu até de ser cercado por crianças pequenas que ficaram eufóricas, fui literalmente atacado...", conta citando episódio vivido nos corredores do SBT. A novela chega ao fim no próximo dia 6 após mais de dois anos no ar, quase 570 capítulos e o drama envolvendo a protagonista, que corre risco de ficar paralítica.
Além de um castigo para a vilãzinha Filipa (Bela Fernandes), a reta final da primeira temporada reserva o fim do mistério que envolve a robô Ester (Mariana Kfouri), responsável pelo acidente de Poliana (Sophia Valverde). "Sim, o segredo vai ser revelado e uma situação surgirá como obstáculo no relacionamento entre Otto e Poliana. Mais que isso não posso revelar...", despista Dalton. Além da trama do SBT, o ator é visto nas reapresentações de "Fina Estampa" (na qual vive o René) e "O Clone" (no canal pago Viva, na qual interpreta o Said).
Segundo Dalton, o entrosamento com Sophia vai além das cenas do folhetim de Iris Abravanel. "Já estamos trabalhando juntos há três anos e tenho um ótimo relacionamento com a Sophia, e é claro que por ser mais velho, dou conselhos não só sobre profissão, mas sem ser chato. Dou bastante liberdade para ela zoar comigo e também tiro muito sarro, como bons colegas. E como gravamos bastante juntos, sempre estamos passando o texto nos bastidores", enumera o galã. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as gravações da segunda temporada, "Poliana Moça", foram suspensas há três meses e a trama só irá ao ar em 2021 após uma nova reprise da segunda versão de "Chiquititas" (2013/2015).
Pai de Arthur e David, de quase 4 anos, frutos do casamento com Camila Czerkes, Dalton conta que as crianças não acompanham a trama por conta do horário avançado (o folhetim tem começado por volta das 21h10). "A novela vai ao ar na hora que estamos colocando eles para dormir, então eles não acompanham a novela, mas já assistiram alguns trechos. Como eles já haviam assistido um pedaço de uma peça que fiz ano passado ('Caros Ouvintes') eles já conseguiram entender que é esse o trabalho do papai", aponta. "Mas eles estão na fase dos super-heróis agora, só querem saber de 'Liga da Justiça e Vingadores...", completa.
Por ora de quarentena, Dalton tem aproveitado para assistir trechos das novelas que estão sendo reapresentadas. E admite adotar o tom crítico em relação à própria interpretação. "Não costumava (rever), não, mas agora dou uma conferida de tempos em tempos, o problema é que se vejo alguma cena que fiz e que não me agrada, não tem mais como consertar...", lamenta.
(Por Guilherme Guidorizzi)