Rolou na última semana (até o dia 4 de julho de 2019) a Semana de Alta-Costura em Paris, que apresentou as coleções mais exclusivas de algumas das grifes mais badaladas do mundo e trouxe o que vai ser tendência nas próximas temporadas. Grifes como a Dior (que apresentou uma coleção quase toda de vestidos pretos) e a Chanel, (que apostou em clássicos da maison) levam suas criações mais exclusivas e vanguardistas para a passarela da alta-costura, que nesta temporada apresentou as coleções de outono/inverno 2020Já comentamos por aqui que a maquiagem com delineador e glitter está em alta de acordo com a alta-costura. Além disso, os looks mais festivos desfilados nesse evento costumam servir de referência para as noivas que estão buscando inspirações para seus vestidos. Algumas tendências podem ser inferidas dos looks (fizemos uma seleção de produções em branco) para direcionar quem está buscando referências para o próprio vestido de noiva.
As plumas estão em alta desde a última temporada e vêm aparecendo em looks de diversos estilos, mas sobretudo em produções de festa, prometendo agradar quem curte um visual mais glamouroso. As plumas foram usadas, também, por Bruna Marquezine em duas ocasiões recentemente, incluindo o palco do MTV Miaw. O recurso apareceu em diversas passarelas, como a da Valentino, grife que apostou no mix de texturas e cores para criar looks para lá de interessantes e impactantes, e pela Givenchy, que teve as plumas como ponto de partida para criar produções dignar de mulheres-pássaro.
Uma das tendências mais fortes desta estação, a alfaiataria aparece na versão alta-costura em ternos, smokings e fraques, que foram onipresentes nas passarelas da Semana de Alta-Costura. A givenchy, por exemplo, foi uma das que apostou num modelo de costume com cauda (estilo fraque) todo em branco que promete agradar às noivas menos ortodoxas, que estão abertas a outros modelos de looks.
A exuberância é a palavra de ordem da alta-costura e ela apareceu, por exemplo, em passarelas conhecidas por ela, como a Schaparelli, que criou um look branco com um efeito escultural feito com tecido. Já a jovem (e supervanguardista) designer holandesa Iris Van Herpen roubou a cena na semana de alta-costura por apresentar looks que são verdadeiras esculturas cinéticas e criam um efeito fascinante na passarela. Confira na nossa galeria as tendências para o inverno 2020.
(por Deborah Couto)