Vestido de festa é uma das peças que geram mais dúvidas nas mulheres na hora de comprar. É que, além de ser um dos itens mais caros do guarda-roupa e, por isso mesmo, dever ser feito para durar, é aquela compra que queremos um efeito no mínimo arrasador. Isso significa que muito mais importante do que se ligar nas tendências da moda é saber o que valoriza sua silhueta, o seu estilo, e só daí partir para as opções existentes no mercado (no brechó ou na casa da sua amiga!). Já viu nossas dicas para usar o vestido no frio?
Todo mundo, em algum momento da vida, tem AQUELA festa para ir. Aquela que exige sua dedicação na hora de se arrumar. O vestido longo, nesse caso, costuma ser o mais apropriado (como mostra Kate Middleton), por imprimir formalidade na produção. Se for uma festa sofisticada, no entanto, é legal estar atenta a alguns detalhes, como a qualidade do tecido, o corte e o acabamento da peça e, especialmente, o que vai torná-la mais preciosa. Muita gente gosta de lançar mão dos bordados ou de aplicações, como as de plumas, por exemplo. Mas mais vale uma peça impecável com tecido maravilhoso do que um vestido todo bordado, mas nem tão impecável, por exemplo. O longo também pode ir a eventos diurnos e festas menos formais. Tudo vai depender do estilo, do material com que a peça é feita, da modelagem e da estampa.
Se você quer uma peça que vai te salvar em diversas ocasiões, o vestido curto pode ser sua solução. Uma peça bem-cortada em um bom tecido e em uma cor que te favoreça vai do casual ou formal, dependendo dos complementos. É claro que, quanto mais formal a ocasião, mais caprichadas devem ser joias e bijoux, sapatos, bolsa e maquiagem. Mas o bom vestido curto é, também, aquela peça que vai fazer bonito naquele evento corporativo ou almoço de família. Para que ele tenha essa versatilidade, aposte na alfaiataria ou em peças de corte simples com tecido nobre, como a seda e o cetim, por exemplo. O modelo curto, além disso,é perfeito para usar com botas.
O comprimento mídi é perfeito para aquela ocasião formal, mas nem tanto, como um casamento diurno ou um batizado, por exemplo. Mais comportado que curto, o vestido mídi também é menos limitante que o longo e mais feminino, especialmente se a modelagem incluir cintura marcada. é o mais elegante dos comprimentos e, por isso funciona para todas as idades.
Se engana quem pensa que roupa de festa só fica bonita em um corpo dentro dos padrões. toda mulher tem o potencial de ficar ainda mais linda usando um look festivo, só é necessário estar atenta à modelagem da peça escolhida e focar no autoconhecimento. Sim, se conhecer é mais fundamental do que comprar uma roupa nova. Isso significa que é importante estar atenta aos seus pontos fortes, que você quer realçar, e os menos favorecidos, que você quer esconder. Além disso, conhecer o próprio estilo, cores, tecidos e estampas que te valorizam e estar sempre atenta à ocasião para a qual a peça está sendo escolhida é fundamental. Assim, você vai saber de cor qual look te deixa mais bonita.
(por Deborah Couto)