O vestido com capuz vive uma retomada no mundo da moda! Vinda diretamente da década de 1980, essa peça surgiu em produções no Festival de Cannes 2023 com Alessandra Ambrosio e também em apostas de fashionistas nacionais, como Isis Valverde, Sabrina Sato e Andressa Suita.
Apesar de ser um hit, o vestido com capuz é uma peça polêmica no cenário fashion. Ainda divide opiniões e causa estranheza de alguns. Para saber mais sobre essa tendência, o Purepeople conversou com a consultora de moda e influenciadora Mari Abdalla: ela conta mais sobre a origem da peça e também dicas de como usar.
Os vestidos com capuz se tornaram febre na década de 1980 por conta de Grace Jones. A atriz jamaicana viveu May Day em "007 - Na Mora dos Assassinos" (1985). Em 1986, Grace Jones também participou de um desfile de Alta-Costura Primavera/Verão de 1986 de Azzedine Alaïa (veja foto na galeria).
"Jones usou um vestido com capuz de cetim e rosa na passarela. Seus vestidos com capuz eram frequentemente projetados por Alaïa, rapidamente identificáveis pelos tecidos ousados e coloridos, que só adicionaram à imagem única de Jones. Ela muitas vezes os combinou com outras escolhas e peças de beleza, como maquiagem ousada e brilhante e saltos imponentes, ajudando a criar um visual confiante, mas misterioso", conta a expert em moda.
Atualmente, os vestidos com capuz podem ser encontrados em uma ampla variedade de estilos, de elegantes e românticos a modernos. "Vestidos com capuz são ousados, comemorativos e extravagantes, o que está muito no espírito de maximalismo, drama e encapsula perfeitamente a temporada de festas", explica a consultora.
Para escolher o que mais combina com você, é preciso levar em consideração, principalmente sua personalidade e o tipo evento para o qual foi convidada. Cores mais sóbrias, como preto e tons escuros de verde, vão agregar em sobriedade ao vestido com capuz. Já se a ideia é ser o centro das atenções, tons metalizados são uma aposta certeira.