Pérola (Mel Maia) está passando por maus momentos nas mãos de Manfred (Carmo Dalla Vecchia) nesta reta final de "Joia Rara". Sequestrada pelo vilão, a pequena Rinpoche ficou doente no cativeiro e no capítulo desta quarta-feira (2), o médico que Gertrude (Ana Lúcia Torre) leva para examiná-la avisa que a menina pode morrer.
A loucura de Manfred está passando de todos os limites já faz tempo. Acreditando ser o pai de Pérola, o bandido pede que Gertrude leve um médico até seu esconderijo, após perceber que ela está ardendo em febre. Depois da análise clínica, o doutor avisa que a paciente está entre a vida e a morte e deve ser levada a um hospital o mais rápido possível.
Só que Manfred se recusa a permitir. "Minha filha não vai para hospital nenhum. O senhor vai cuidar dela nessa casa. Minha mãe vai sair para comprar os remédios e pronto. Ou o senhor cuida da minha filha e a deixa boa ou eu acabo com o senhor!", ele ameaça. Coagido, o médico então prescreve a receita. Porém o criminoso vai acabar morrendo, num cerco policial.