Muitas surpresas estão previstas para os próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Além da impensável trégua na guerra dos irmãos Afonso (Romulo Estrela) e Rodolfo (Johnny Massaro), o antigo rei de Montemor se aliará ao marido de Catarina (Bruna Marquezine) para vencer a tirania de Otávio (Alexandre Borges). Após a morte da tia de Lucrécia (Tatá Werneck), Rodolfo resolverá voltar para a ex-mulher após escutá-la dizer que ainda o ama e deixará todos surpresos com a sua decisão. A cena está prevista para ir ao ar dia 13 de julho.
Depois de saber por Amália (Marina Ruy Barbosa) das manipulações de Catarina, o rei desabafa com Gregório (Danton Mello) quando descobre que a rainha foi a responsável por explodir a mina: "Não tenho dúvida alguma disso! Catarina foi a mandante da explosão da mina! Aquela mulher... Ela matou dezenas de inocentes! Ela é uma assassina! Como ela foi capaz?! E ainda pensa que pode me fazer de idiota!". Contudo, sem entender o porquê da fúria do soberano, o conselheiro, que também é apaixonado por Amália, indagará: "Então vossa majestade estava enganando a rainha o tempo todo... Mas com que intuito?". A partir daí Afonso revelará quais são as suas reais intenções em manter o casamento: "Ganhar tempo para encontrar uma prova definitiva, contra a qual Catarina não tenha defesa. Por isso, fingi e continuarei fingindo que acredito nela. Catarina pagará por cada vida perdida naquela tragédia!", afirma.
Indignada com todo o cerco montado pela ruiva para prendê-la, Catarina confessará que tentou matar Amália várias vezes: "Poucas coisas na vida me deram tanto prazer como ver aquela casa pegando fogo com você dentro. E depois, você quase sendo queimada na fogueira. Você teve sorte. Mas sorte não dura para sempre". Porém a ex-comerciante se mostrará destemida: "Os ventos estão mudando, Catarina. As coisas estão fugindo ao seu controle. Sabe do que você precisa num momento como esse? De um conselho de pai. Uma pena que você não saiba onde o rei Augusto está. Mas fique tranquila, logo eu mesma vou trazê-lo de volta".
(Por Helena Marques)