Tom Cruise pode ter que desembolsar uma grana devido a um processo movido pelo roteirista Timothy Patrick McLanahan. Segundo o site "RadarOnline", o ator terá que pagar 1 bilhão de dólares, cerca de R$ 2 bilhões. De acordo com a publicação, McLanahan alega ser o responsável pela ideia do longa "Missão Impossível: Protocolo Fantasma".
O site conseguiu alguns documentos do processo de McLanahan contra Tom Cruise. O roteirista escreveu o longa "Head On" em 1998 e recebeu o certificado de proteção aos direitos autorais após apresentar a obra para o U.S. Copyright Office.
Segundo o "RadarOnline", Timothy Patrick McLanahan teria enviado os scripts para a agência William Morris, que passou, sem autorização, para a agência CAA. Na época, a obra não havia gerado interesse, mas, em 2011, após assistir "Missão Impossível: Protocolo Fantasma", ele achou muito parecido com o roteiro de "Head On".
"Imediatamente reconheci que os scripts do filme tinham sido escritos de forma ilegal e produzido a partir dos direitos autorais de 'Head On'", afirmou o roteirista nos documentos do processo.
Por isso, McLanahan entrou com uma ação contra Tom Cruise e os produtores para exigir 1 bilhão de dólares. O valor foi estimado com base na venda de bilheteria do filme e nos DVDs vendidos desde o lançamento. O filme arrecadou mais de 600 mil dólares em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2011.