A sandália do tipo ´papete´ é antiga, o modelo nasceu no século XVIII, na Alemanha. Já foi alvo de polêmica na moda - por não ser considerada tão bonita assim, mas, deixando as discussões estéticas de lado, as papetes conquistaram seu lugar ao sol. Nos últimos anos, naturalmente esse estilo de sandálias foi mudando até cair no gosto das fashionistas. Apareceram nas Semanas de Moda de Stella McCartney e Alexander Wang e arrebataram os corações do streetwear.
O modelo original foi feito de cortiça, látex e camurça há séculos atrás. Mas a indústria da moda foi caminhando e o mercado já oferece muitas variações de modelos, com aplicações, brilhos - e até colabs com designers da moda. E como estamos falando de verão, dica aqui: as papetes feitas em EVA têm preço mais acessível e são perfeitas pra praia e piscina, já que são resistentes à água e podem ser facilmente lavadas.
As papetes são absolutamente confortáveis, muito cool e funcionam basicamente em qualquer look. Como o papo aqui é calor e o seu lookinho de verão, fica a dica: elas são a escolha perfeita para looks fresh e despojados. Vão muito bem com vestidos e saias midi ou longos, com calças cropped e jumpsuits. Truque de styling: se sua calça ou macacão não for cropped, vale dar aquela dobradinha na barra pra deixar a canela, e as suas papetes, aparecendo. Ah! As papetes vão bem até com t-shirt + jeans destroyed, elas elevam as combinações mais básicas a outro nível.
Sim, ela é perfeita pra looks urbanos, especialmente as de cores mais clássicas. Mas, se você quiser dar uma pitada de bom humor, vale investir nas feitas com tiras coloridas, metalizadas e até com glitter. Outra informação importante: elas são um arremate no seu visual e levantam qualquer look, então vale investir numa peça que combine com o seu estilo e acompanhe você por muito tempo.
Sim, elas também vão ao escritório. Tendência forte lá fora, a combinação de alfaiataria + papete ou, ainda, de camisas de botão + calças amplas + papete é bem comum nos ambientes mais formais - a prioridade aqui é o conforto com estilo. E sabia que no hemisfério norte, elas são usadas em qualquer estação do ano, mesmo nas mais baixas temperaturas? Neste caso, é só usar com meias. É pra você aderir no verão e usar o ano todinho!
(Por Veronica Fantoni)