A atriz Sophia Valverde utilizou seu perfil no Instagram, nesta terça-feira (17), para alertar os fãs. Em pleno Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a estrela relatou a experiência que passou em 2022, quando descobriu um nódulo no seio esquerdo e foi submetida a uma operação. Na época, a jovem tinha 16 anos.
"No réveillon de 2021 para 2022, eu estava no Rio de Janeiro e passando protetor solar, percebi que tinha um caroço no meu peito esquerdo do tamanho de uma bolinha de gude. Assim que voltei pra São Paulo, procurei um mastologista pra saber o que poderia ser", iniciou Sophia, que está no elenco do novo filme de "A Turma da Mônica Jovem".
Em fevereiro de 2022, Sophia foi submetida a um exame de punção, responsável por investigar o diagnóstico de um nódulo ou qualquer fluido ou massa do corpo que pode indicar suspeita de câncer.
Como o nódulo não parou de crescer, Sophia foi submetida a uma cirurgia para a retirada, realizada em maio. Descoberto inicialmente com 2 centímetros, o nódulo estava prestes a atingir 6 quando o mastologista de Sophia, Dr. Renato Cagnacci, recomendou a operação. "Era igual a uma bola de tênis", relatou a atriz.
Após a biópsia, Sophia descobriu que teve um Fibroadenoma. Segundo o Instituto Oncoguia, trata-se um tipo de tumor mamário benigno e não cancerígeno, sendo mais comum em mulheres com menos de 35 anos.
Sophia encerrou o texto reforçando a importância da detecção precoce. "Venho aqui para dizer que é super importante todos estarem juntos no Outubro Rosa, que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade", refletiu a jovem.