Sonia Braga, 63, será a primeira atriz homenageada no Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano, evento internacional da sétima arte. A atriz, que ficou famosa no longa "O Beijo da Mulher Aranha", será lembrada por todos seus papéis feitos durante a carreira.
De acordo com a organização do evento, Sonia foi escolhida "em reconhecimento a sua trajetória profissional". Em entrevista ao jornal "Zero Hora", desta quinta-feira (27), a atriz elogiou a iniciativa da premiação.
"Participarei com grande orgulho (...) para receber o primeiro Platino de Honra", disse a atriz à publicação . Sonia ainda ressaltou que a premiação é um "verdadeiro afago para o cinema latino, campeão nos festivais mais seletos, valorizado pelos críticos e admirado pelo público de todas as culturas".
Carreira
No cinema brasileiro, Sonia Braga fez o seu primeiro papel no longa "Dona Flor e Seus Maridos" quando tinha 19 anos. A artista também atuou em "Gabriela, Cravo e Canela", com direção de Bruno Barreto, "Tieta do Agreste" e "Luar sobre Parador". Sonia foi indicada ao Globo de Ouro pelo papel em "O Beijo da Mulher Aranha" (1985).
Pelos personagens que interpretou na TV, a atriz já recebeu indicação ao prêmios internationais Emmy e BAFTA e disputou o prêmio de melhor atriz com Selena Gomez, ex de Justin Bieber, e Monica Raymund, no Annual Imagen Adwards de 2013, mas perdeu o título para Raymund.
Depois de 20 anos morando nos Estados Unidos, Sonia marcou o seu retorno ao Brasil fazendo uma artista plástica de sucesso em "Páginas da Vida" (2006), novela das nove de Manoel Carlos. Ela também esteve no seriado de humor "Tapas e Beijos", ao lado de Andréa Beltrão e Fernanda Torres, em 2011.
No cinema americano, Sonia segue com papéis e participações em seriados e filmes. A atriz já fez "Meddling Mom", produção direcionada para a TV, e também está no elenco do filme "The Ordained", que traz Sam Neill, de Jurassic Park. Sonia já atuou nos seriados "Sex and the City", "Law and Order" e "CSI Miami".