Nada como uma boa noite de sono e a oportunidade para sonhar. Para o pai da psicanálise, Sigmund Freud, os sonhos são a nossa chave de acesso ao subconsciente. Isso porque o subconsciente é a parte mais rica de informações, geralmente esquecidas ou deixadas durante o dia.
Uma ideia da potência desse lado da nossa consciência é o fato de que não somos capazes de imaginar rostos de pessoas que desconhecemos, ou seja, as pessoas que vemos durante o sonho é alguém que já cruzou caminho conosco e seu rosto foi guardado pelo subconsciente.
Para a pesquisadora Ilana Waingorft Novinsky, o discípulo de Freud, Carl Jung, se dedicou especialmente aos estudos dos sonhos. Ela ainda explica que para Jung, há quatro tipos de sonhos: "podemos falar em quatro tipos, que se baseiam na relação entre o consciente e o inconsciente".
O primeiro tipo é pautado na realidade, acerca de um acontecimento já vivido, no qual a parte consciente se sobrepõe à inconsciente.
O segundo tipo é uma oposição entre consciente e inconsciente. O terceiro se configura pela tentativa de modificação da parte consciente pela inconsciente, a parcela inconsciente tenta interferir na memória.
O quarto e último tipo é um sonho vindo diretamente do inconsciente, em outros termos, seria uma mensagem das nossas próprias profundezas, com o intuito de nos fazer atentar a uma questão ou outra. Esse último tipo é um convite à meditação sobre problemas externos, traumas, um padrão de comportamento, enfim, um hábito prejudicial do qual o nosso corpo ainda não conseguiu superar.
Em 1900, Freud escreve um livro intitulado "A interpretação dos Sonhos", no livro, Freud diz que todos os sonhos são interpretáveis. Há 8 sonhos que se destacam dos demais , cuja simbologia nos alerta para um determinado assunto. Confira abaixo quais são esses sonhos e o que sonhar com ele significa:
Há duas interpretações possíveis para esse tipo de sonho. Para o especialista Ian Wallace, a queda livre simboliza o medo de perder o controle. Se esse sonho é frequente, considere tirar um tempo para você e se pergunte em qual área da vida você sente que apesar de seus esforços, você se sente intranquilo ou inseguro.
A segunda interpretação versa a respeito do nosso próprio sistema nervoso: na fase mais intensa do sono, é normal que o corpo relaxe completamente, entretanto, o cérebro pode interpretar esses sinais como um tipo de perigo, o que nos faz acordar de súbito, em estado de alerta.
Para Patricia Garfield, estudiosa dos sonhos, nossos dentes simbolizam armas. Portanto, ao sonhar que estamos perdendo nossos dentes, estamos na verdade nos sentindo desarmados e indefesos no cotidiano. Além disso, os dentes também carregam a simbologia da raiva, perdê-los seria o mesmo que reprimir esse sentimento.
Sonhar que estamos prestes a fazer uma entrevista, apresentação ou até mesmo uma prova importante e não nos lembramos de nada sobre o conteúdo é bastante comum. Mas fique tranquilo, porque sonhos assim significam que muito provavelmente o seu dia teve alguma questão estressante.
Tente tirar alguns para resolver o problema com calma, e se possível, procure formas de extraviar o estresse.
Quem nunca sonhou estar vestido incorretamente para algum evento? Ou até mesmo pelado? Esse sonho coloca em cheque nosso embaraço, constrangimento ou vulnerabilidade. Se ele ocorre frequentemente para você, pense sobre o tipo de relacionamento ou emprego que você tem, e tenha mais paciência consigo mesmo para lidar com o medo das próprias limitações.
Se, por outro lado, nesse sonho o sentimento predominante seja o de orgulho, deve ser devido ao sentimento de ser pouco apreciado por seus atributos.
Os sonhos sobre perseguição costumam nos deixar cansados, mesmo após horas de sono. Geralmente, simbolizam sentimentos perturbadores e inconvenientes, típicos de pessoas que se sentem vulneráveis na vida real, com medo de que alguma circunstância intolerável, evitada com tanto custo, se torne real.
Sonhar frequentemente que alguma coisa ruim está acontecendo pode simbolizar o sentimento de desconforto e vulnerabilidade. Talvez valha a pena tirar alguns minutos para pensar os motivos para esse sonho: pode ser medo excessivo pela violência urbana ou até mesmo o consumo de muita violência em filmes, séries ou noticiário.
Sonhar com a luta contra o relógio para algum compromisso pode ser bastante comum, principalmente para quem tem o dia repleto de atividades. Sonhar com esse tipo de situação, no entanto, pode estar ligado ao medo da perda de alguma coisa, desde relacionamentos até posições profissionais ou financeiras. Caso a primeira opção prevaleça, a saber, a agenda lotada, tente tirar alguns dias de férias, afinal, até seu subconsciente está mandando essa mensagem!
Para a psicanálise, sonhar com a nossa morte não significa nada além da morte simbólica, ou seja, é uma maneira de nos despedirmos de uma crença, ou um antigo trabalho, etc. É um presságio de renovação. Sonhar com a morte de pessoas próximas, por outro lado, significa nossa preocupação a respeito dessa pessoa.
(Texto por WeMystic)