A libido faz parte do instinto do ser humano, mas é influenciada por questões físicas ou emocionais. Por isso, pode estar aumentado ou diminuído em algumas pessoas em determinadas fases da vida. Durante a pandemia, medo, incertezas, divórcios e isolamento fizeram sumir o desejo sexual de muita gente. Foi nesse contexto que a masturbação voltou a figurar entre os assuntos mais falados e os brinquedos sexuais tiveram crescimento enorme em suas vendas.
Vários fatores podem ocasionar a falta de libido, como conta o médico Marcos Staak Jr. ao Purepeople. "Problemas sexuais são altamente prevalentes em mulheres. Nos Estados Unidos, aproximadamente 40% das mulheres têm preocupações sexuais e 12% relatam problemas sexuais angustiantes", relata o especialista.
"A disfunção sexual feminina assume diferentes formas, incluindo falta de desejo sexual, excitação prejudicada, incapacidade de atingir o orgasmo, dor durante a atividade sexual ou uma combinação desses problemas. Aspectos psicológicos estão intimamente envolvidos com a saúde sexual e o desejo, tanto em homens, quanto em mulheres", explica.
É importante identificar a causa para que possam ser tomadas atitudes que tenham como objetivo aumentar o interesse sexual.
"Apenas o fato de compartilhar uma preocupação e querer melhorar é um bom primeiro passo. Problemas sexuais geralmente são multifatoriais. O plano de manejo sempre deve ser revisto e as tomadas de decisão compartilhadas entre paciente e profissional assistente", comenta Staak.
"A paciente deve saber que a maioria dos problemas sexuais não tem um tratamento fácil ou imediato e que pode haver um período de tentativa e erro com as abordagens de gerenciamento antes que a função sexual melhore. Os principais fatores associados a uma vida sexual satisfatória são o bem-estar físico e psicológico e a qualidade do relacionamento com o parceiro", afirma.
Staak diz que há como mudar o jogo e dá dicas de como recuperar o desejo dentro de casa. "As medidas que uma mulher toma para melhorar sua saúde e relacionamento provavelmente terão um impacto positivo em sua vida sexual. Mudanças no estilo de vida que aumentam o bem-estar físico e emocional, reduzem a fadiga e o estresse e fortalecem a parceria geralmente resultam em efeitos positivos na função sexual", pontua.
"Para mulheres com parceiros sexuais, o parceiro deve ser considerado no plano de tratamento. Isso pode incluir o tratamento da disfunção sexual do parceiro, se presente. Se for identificado conflito de relacionamento, o aconselhamento de casais pode ser útil", opina.
Esta condição, segundo Staak, tem inúmeras causas que precisam ser investigadas com cuidado para que se possa adotar o tratamento adequado.
"A terapia sexual com um terapeuta certificado também é uma intervenção eficaz para muitas mulheres e casais, fornecendo educação sobre sexualidade, melhorando a comunicação e prescrevendo exercícios e intervenções específicos para ajudar os casais a se concentrarem em maior intimidade e prazer", destaca.
"Muitas vezes, uma mulher está satisfeita com seu nível atual de interesse e resposta, mas angustiada pela discórdia decorrente de níveis discrepantes de interesse dentro de um relacionamento. Para algumas mulheres, problemas de função sexual as impedem de procurar relacionamentos. Outras mulheres podem estar insatisfeitas com sua função sexual durante a masturbação ou outras atividades independentes do parceiro", observa.
"Muitas condições físicas e psicológicas estão associadas à disfunção sexual. Às vezes, um problema sexual pode ser melhorado pelo diagnóstico e tratamento de um problema subjacente ou pelo ajuste da terapia para minimizar os efeitos colaterais sexuais", alerta.
De acordo com Staak, a alimentação inadequada pode interferir na libido. "Obesidade e imagem corporal ruim podem afetar negativamente a função sexual feminina. Nenhum alimento isoladamente terá a capacidade e melhorar o desejo sexual por si só, porém, um conjunto de bons hábitos de vida, incluindo uma alimentação equilibrada, favorece para a manutenção do desejo sexual de forma adequada", declara.