Quando falamos das altas temperaturas, nada melhor que se manter confortável nos looks do dia a dia, certo? Foi-se o tempo em que era mais importante estar elegante em cima de um par de saltos deixando de lado o bem estar na produção. Pensando nisso, marcas nacionais e internacionais têm investido cada vez mais em modelos estilosos, cheios de informação de moda, porém fáceis (e cômodos de calçar). As sandálias rasteiras, aliás, estão entre os itens mais pesquisados no Pinterest. As semanas de moda internacionais, que aconteceram em setembro, trouxeram os looks que vão ser tendência no verão de 2019 (para o hemisfério Norte o verão começa em junho) e, entre eles, reinaram as sandálias rasteiras, as polêmicas peças em estilo papete e as flatforms. No Brasil (nas passarelas do São Paulo Fashion Week, que terminou no fim de outubro), as rasteiras dividiram seu reinado com as mules.
Se engana, no entanto, quem pensa que usar sandália rasteira significa abrir mão do estilo na produção. Não são poucos os modelos ricos em detalhes preciosos, mesmo quando a peça inspira conforto máximo, como é o caso das papetes. Hit nas passarelas, especialmente na Semana de Moda de Nova York, o modelo, normalmente grosseiro e masculino, ganhou versões de luxo feitas por grifes das mais importantes do mundo, como a Valentino. A marca italiana, por exemplo, investiu no modelo enriquecido por pluminhas aplicadas. O detalhe é removível, tornando o item ainda mais prático. Já a também italiana Alberta Ferretti apostou no estilo utilitário complementado por um calçado com um solado anatômico para um modelo de sandália gladiadora em tons pastel.
As rasteiras mais delicadas e "pé-no-chão" também não ficaram de fora da riqueza de detalhes. A própria Valentino apostou nas pluminhas para enfeitar os modelos de sandália de dedo mais simples. Já o designer Giambattista Valli também usou pluminhas em modelos com placas metálicas aplicadas. A minimalista Cholé apostou no couro texturizado enfeitado por aplicações e poderosas fivelas para criar modelos de rasteiras que são puro luxo.
Quem gosta de ganhar alguns centímetros a mais com as sandálias do verão não precisa ficar triste. Vivienne Westwood e Michael Kors, por exemplo, tiveram as flatforms como protagonistas de suas coleções. Kors, que apostou pesado nas estampas pra essa coleção, combinou os modelos de calçados com as padronagens dos looks.