Com as temperaturas cada vez mais baixas, já podemos começar a investir nos looks mais invernais para o dia a dia. É a temporada de tirar do closet os sapatos mais fechados e investir em casacos e roupas mais quentinhas para a rotina. Já comentamos por aqui que as sandálias em estilo mais retrô, e meia pata estão de volta às tendências da moda. Além disso, pode tirar os coturnos e botas longas do armário que a época é a ideal para isso. Nesta temporada, também estão de volta as sapatilhas. Clássico, o modelo andava sumido das passarelas dando lugar aos tênis, oxfords e outros modelos mais esportivos. Com feminilidade de volta à moda, voltam a cena, também, as delicadas sapatilhas, que conseguem manter no mesmo look uma união de delicadeza e conforto, que é o que pede a moda neste momento.
O mais clássico dos modelos de sapatilha, bicolor em preto e branco, voltou a aparecer na passarela da Chanel, em seu desfile de meia-estação (cruise collection) 2020. Mas há outros estilos em alta, como o look Louis Vuitton, por exemplo, um modelo todo bordado e com bico fino. Ja na Miu Miu a sapatilha apareceu com recortes e bico redondinho em um modelo bem delicado e feminino. Um bom investimento nesta estação é a sapatilha em animal print, que mistura duas trends em um look só.
Além da sapatilha, as sandálias, especialmente as de salto mais grosso, permanecem em alta nesse inverno. Para usá-las, vale lançar mão das meias para aquecer os pés. Em renda, lurex ou qualquer outro material que remeta à delicadeza, as meias, no inverno, são as melhores amigas das sandálias de salto. O estilo é feminino e retrô e combina com quem gosta de exalar feminilidade. As sandálias do momento tem saltos mais grosseiros e estilo retrô. Na passarela da Miu Miu, por exemplo, podemos ver saltos esculturais, camurça, detalhes metalizados e glitter. Já na passarela da grife Alexander McQueen, os saltos apareceram esculturais criando sapatos statement para quem não tem medo de chamar a atenção.
Tanto sandálias quanto sapatilhas celebram um retorno da feminilidade à moda, que esteve durante tanto tempo celebrando o street wear, os looks mais esportivos e as produções sem gênero. Agora vemos um retorno à sofisticação na moda que traz de volta a delicadeza, o salto alto mas sem é, claro, abrir mão do conforto.