Rafael Ciani se destacou na TV quando atuou na novela "Cobras & Lagartos", exibida em 2006 pela TV Globo e que será reprisada a partir do dia 28 deste mês, vivendo um par romântico mirim fofíssimo com Bruna Marquezine. Você lembra dele? Purepeople foi atrás do Geléia da trama de João Emanuel Carneiro, que na época tinha 13 anos, e descobriu por onde ele anda.
Em entrevista ao Purepeople, Rafael, hoje com 21 anos, diz estar ansioso para rever a novela. Atualmente, o carioca - que está longe da TV desde 2009 quando apresentou o TV Globinho - cursa a faculdade de Publicidade e Propaganda e é proprietário da Perfilme Produções.
"Sempre fiquei fascinado com o 'por trás das câmeras'. Descobri que nasci pra isso! Adoro sair filmando coisas bacanas", conta Rafael, afirmando que ainda não desistiu de atuar. Recentemente, inclusive ele fez teste para entrar na nova temporada de "Malhação".
"Não passei, mas um dia eu volto para TV! Só não quero lutar com o Laerte (personagem vivido por Gabriel Braga Nunes de "Em Família") pela Bruna. Mas o Neymar eu até encaro!", brinca.
Fã de Neymar
Na época de "Cobras & Lagartos", Rafael ainda era uma criança e fez muito sucesso no papel. Aliás, ele foi recordista de recebimento de cartas da TV Globo. "Eu e Bruna Marquezine aprontávamos muito nos bastidores. Éramos o terror dos camareiros", recorda.
O ator e a namorada de Neymar formavam um divertido par romântico mirim na trama. Mas por ainda serem crianças, eles não puderam trocar um selinho em cena. "Simulamos uma troca de chicletes, mas colocamos a mão na frente da boca só para insinuar", explica o ator, que há dois anos não tem mais contato com Bruna.
"A vida dela deu uma guinada, né? Fico feliz por Bruna estar namorando um cara bacana como Neymar. Nos afastamos, mas continuo tendo um carinho imenso por ela. Um dia a gente se encontra por aí...", torce Rafael, que também trabalhou com a atriz no programa "Conexão Xuxa", um programa de disputa de provas entre famosos exibido em 2007.
Loirinho simpático
Rafael Hobbs Ciani foi descoberto aos 4 anos de idade quando um olheiro foi até a sua escola selecionar crianças para participar do programa infantil "Telletubbies" (atração produzida pela BBC, de 1997 a 2002, e que era exibida nas manhãs da Globo). "Eu era uma daqueles brasileirinhos que aparecia na barriga do Tinky Winky", diverte-se o ator.
O simpático garoto logo chamou a atenção e foi contratado para participar do programa "Xuxa no Mundo da Imaginação", onde interpretava um repórter investigativo no quadro "TV Porque". Em 2004, ele foi escolhido para viver o personagem Kiko em "Começar de Novo", de Antônio Calmon.
Após o término da novela, ele fez participações em alguns programas como "Malhação" e "Sob nova Direção". Mas o sucesso veio mesmo em 2006, com "Cobras & Lagartos". Por conta do personagem enxerido e divertido, Rafael ganhou o prêmio "Melhores do Ano", do "Domingão do Faustão", na categoria ator mirim.
Em 2007, ele teve a primeira experiência no cinema participando da aventura infantil "Os Porralokynhas", de Lui Farias. No mesmo ano, ele retornou a televisão e fez participações nas novelas "Bang-Bang", "Sete Pecados" e no seriado "Um Menino Muito Maluquinho" (TVE). Em 2008, fez a novela "Três Irmãs" e no ano seguinte se tornou apresentador da "TV Globinho". No ano 2000, com o final da atração, o seu contrato não foi renovado e ele decidiu fazer um intercâmbio de 5 meses na Inglaterra.
"Queria me reciclar, conhecer novas coisas... Mas esse afastamento acabou inviabilizando alguns convites que recebi. Daí as coisas não foram mais acontecendo", lamenta o ator.
Hoje, Rafael exercita o seu lado artístico dirigindo vídeos corporativos e clipes pela Perfilme, empresa que montou com a namorada Bárbara Rizzeto, e mais dois amigos. Recentemente, eles foram responsáveis pela produção e execução da websérie "Peixe fora d'água', exibida pelo canal a cabo Multishow.
"Estou por aí e quando aparecer uma oportunidade agarro com vontade", afirma.
(Por Renata Mendonça)