Possui rugas nos lábios ou quer prevenir? A gente te ajuda! O Purepeople listou algumas causas e soluções para suavizar as linhas de expressão na região da boca, conhecidas popularmente como os famosos código de barras. Antes de começar, tenha em mente que isto acontece devido a perda de água da pele, baixa circulação, flacidez dos músculos e movimentos repetitivos. É importante evitar que isto aconteça por meio de cremes, massagens e muito mais. Confira!
Os lábios são sustentados por um músculo e, na medida do envelhecimento, há uma tendência para a diminuição do tônu. Conforme vai perdendo a força, o músculo fica mais frouxo, levando as rugas na região. Massagens faciais podem ajudar a devolver o tônus, aumentar a circulação e fortalecer a musculação. Em dias alternados, aposte em movimentos que estimulem a região. Uma boa opção é formar uma tesoura com o dedo do meio e indicador e, juntos, levando os dedos para a parte de cima.
A hidratação é um item indispensável no skincare e ajuda a prevenir ou diminuir as rugas nos lábios. Espalhe um creme com movimentos circulares, alternando o sentido. Caso não tenha um específico, vale fazer algumas misturinhas para repor a água. Uma opção é colocar um pouco de óleo de coco no creme, mas lembre-se de consultar o dermatologista. Para pele oleosa, aposte em um sérum e, para mais seca, prefira um creme.
Colocar um fim na prática do tabagismo vai te ajudar a prevenir o aparecimento das rugas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ao fumar um cigarro, os usuários costumam tragar unindo os lábios, formando uma espécie de biquinho. Esse ato, realizado repetidamente, quebra a fibra de sustentação e o colágeno da pele, ocasionando no aparecimento do código de barras.
A água quente ajuda a ativar a circulação e, por isso, vale colocar uma compressa de água quente na região superior dos lábios e manter por apenas 3 minutos. Este truque não deve ser feito todos os dias, ok?
Caso as rugas estejam em estágio mais avançado, vale a pena fazer uma aplicação de toxina botulínica na área, com a ajuda do seu dermatologista, para atenuar as linhas. O resultado é praticamente instantâneo e dura alguns meses.
(Por Ana Clara Xavier)