A rosácea é uma doença de pele ainda cercada de dúvidas sobre suas causas. No entanto, alguns fatores funcionam como gatilhos para piorar as lesões, entre eles, o verão. O acompanhamento de um dermatologista é indispensável para o tratamento correto, mas você sabia que com alguns cuidados é possível amenizar a sensibilidade e a vermelhidão na pele? Confira a seguir!
A rosácea é caracterizada pelas manchas avermelhadas no rosto. Mas como já falamos aqui, cada caso é único. Para algumas pessoas, a pele também pode ficar muito sensível, ressecada, com bolinhas vermelhas e algumas vezes com ponto amarelo no centro e/ou até apresentar lesões mais severas, o que acaba confundindo com acne.
A rosácea é crônica e complexa, então é difícil definir uma única causa e um tipo de rosácea*. O que já se sabe é que calor, estresse, alimentação quente e picante, bebidas alcoólicas, atividades físicas intensas e cosméticos inapropriados podem piorar bastante o quadro das lesões.
Como o verão interfere e pode potencializar a rosácea, a primeira dica é usar protetor solar - sempre! O ideal é que ele tenha um alto fator de proteção, acima de 30, e que seja reaplicado ao longo do dia para manter a barreira cutânea protegida contra os raios solares e o calor intenso.
Outra dica importante para quem tem pele com rosácea é reforçar a proteção com os acessórios. Embora o filtro solar seja muito eficiente - e essencial! - no cuidado com a pele, chapéus e bonés irão te deixar ainda mais blindada contra o aparecimento das manchas no verão. Invista em acessórios que não aumentem a sensibilidade e nem a sensação de ardência, combinado?
Se as manchas estiverem provocando desconforto e até mesmo impactando na sua autoestima, o Rozex® (metronidazol) tem atividade anti-inflamatória para reduzir sinais e sintomas. Mas não deixe de consultar o seu dermatologista para indicar o melhor tratamento!
Além de ficar bem avermelhada, a pele sensível pode ficar ressecada. Por isso, fazer uma limpeza cuidadosa e manter a hidratação ao longo do dia é fundamental.
De manhã, você pode limpar a pele com o Cetaphil Espuma de Limpeza Suave , massageando com movimentos circulares, e, antes de aplicar o protetor, usar o Cetaphil Hidratante Facial com Ácido Hialurônico .
O Cetaphil Sun FPS 60 com ação antioxidante tem uma textura leve e bem fluida, que não agride a pele. Além disso, tem a versão sem cor e com cor, para uniformizar o tom e suavizar as marcas. Vai te deixar protegida!
Na rotina de skincare noturna, repita o processo de limpeza com o Cetaphil Espuma, mas, em seguida, aplique o Cetaphil Creme Hidratante Facial Noturno , que contém ácido hialurônico na composição. Não se esqueça também de beber bastante água e manter compressas frias por perto para refrescar o calorão e curtir o clima!
(Por Marina Couto)
* Rozex® (metronidazol) é indicado para o tratamento tópico da rosácea. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Rozex® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MS-1.2916.0007.
Conteúdo patrocinado por Cetaphil. Esse aviso representa nosso comprometimento e transparência com você.